Fone
Notícias
TENDÊNCIA – Papéis para desenho
22/11/2017

Seja para uso escolar ou profissional, os papéis especiais para desenho têm as suas características específicas e são constantemente aprimorados, atendendo as exigências do mercado e das novas demandas. As principais diferenças entre os papéis para uso técnico e escolar são encontradas nas características dos produtos, que variam desde a umidade, tipo de fibra e demais componentes, de acordo com o tipo de aplicação.
Atualmente em seu portfólio, a Filiperson oferece três tipos de papeis técnicos, que compõem a linha de Blocos Filiart Renaud, nos formatos A3 e A4, que são produtos desenvolvidos especialmente para pinturas artísticas, profissionais e em aquarela. São eles: Bloco Artístico com 20 folhas 240g/m², branco natural e superfície de tela que valoriza e facilita a arte em nanquim e grafite, além de pinturas artísticas com aquarelas, guaches, tintas a óleo e acrílicas; Bloco Profissional com 20 folhas 200g/m², branco natural e superfície de algodão que valoriza e facilita a arte em  nanquim e grafite, além de pinturas artísticas com aquarelas, guaches, tintas a óleo e acrílicas e o lançamento Bloco Aquarela com 12 folhas 300 g/m², branco natural e superfície grana fina que facilita a arte com aquarela, lápis de cor, grafite, guache, acrílica, giz pastel, giz oleoso e carvão. Todos os papéis estão livres de ácido, colados na massa, com reserva alcalina e sem branqueador ótico. Já na linha Escolar são 40 produtos, dentre eles, o Bloco Milimetrado A4 e A3; o Bloco Layout A4 e A3 (com e sem margem); o Bloco Papel Vegetal; os Blocos de Desenho (branco e creme, com 140 g/m² e nos formatos A4 e A3) que recentemente ganharam a versão 180 g/m², indicada para desenho a lápis, pastel, giz artístico, grafite, tinta nanquim e pinturas com tinta óleo e acrílica. Outra novidade na linha Escolar são os Blocos Croquis 41g/m², no formato A4, indicados para traços, lápis e ponta grossa, sendo ideais para copiar ou ampliar gráficos, desenhos e trabalhos escolares em geral. “Se há uma tendência para destacarmos é que cada vez mais os consumidores desejam qualidade aliada a preço, por isso, em nossos recentes lançamentos priorizamos estes aspectos”, observa Paulo de Castro, do Marketing da Filiperson.
Também especialista em blocos para desenho, a marca Canson oferece opções para uso escolar nas gramaturas 140g/m², 180g/m² e 220g/m², atendendo desta forma desde o público escolar infantil até o universitário. Em seu amplo mix há também a linha técnica com blocos para desenhos a lápis, nanquim, canetas tubulares, hidrocor ou marcadores. O mais recente lançamento em blocos para desenho foi a linha XL, que apresenta uma vasta diversidade de gramaturas, atendendo tanto o uso escolar quanto o técnico. “Com este lançamento trouxemos um novo formato, onde o custo x benefício é bastante interessante para o consumidor, pois possui uma quantidade maior de folhas, além do formato espiralado com folhas microserrilhadas”, destaca Lívia Grecca, Gerente de Marketing da Fila Canson do Brasil.
Sobre as atuais necessidades dos consumidores em relação aos papéis para desenho, Lívia observa que as demandas estão voltadas para os papéis de alta qualidade e resistentes às várias técnicas aos quais possam ser submetidos, resultando em trabalhos com acabamentos impecáveis. “Os papéis Canson são suporte para o desenvolvimento artístico, seja no âmbito escolar ou profissional. Atualmente podemos destacar também o uso dos nossos papéis, com excelentes resultados de acabamento e durabilidade em áreas como artesanato, no scrapbook e Art Craft”, exemplifica Lívia, demonstrando que o aprimoramento nos produtos vem possibilitando uma ampla diversidade em sua utilização.