Fone
Notícias
TENDÊNCIA – Organização no dia a dia
19/04/2018

Até mesmo peças que não imaginamos, podem se tornar produtos organizadores. Porta-livros, porta-talheres, porta-pratos, porta-copos, porta-canetas, enfim todos esses “portas” auxiliam na organização, além das caixas, cestos e aramados que também vêm dando aquela “forcinha” na arrumação.
A personal organizer, Kalinka Carvalho, lembra que os organizadores possuem cores e materiais diferentes, levando personalidade aos espaços, então cada um pode escolher aquele organizador que tem mais “a sua cara”. “Plástico, metal, madeira, acrílico, cores e formatos variados, basta escolher aqueles que mais combinam com os ambientes e que atendam às necessidades.”

Segundo a profissional, a organização é dividida em seis etapas: planejamento, seleção/descarte, categorização, limpeza/implementação/organização, identificação, revisão/manutenção. No planejamento é preciso definir o que precisa ser feito e montar um cronograma; na fase da seleção/descarte, tudo que não está sendo usado, está quebrado, rasgado, não serve, não fica bem, não combina com a pessoa ou remete a pensamentos de tristeza precisa ser descartado; a próxima etapa é a da categorização, separando tudo que é semelhante em um mesmo lugar, definindo onde cada objeto deverá ficar. Depois vem a limpeza/implementação/organização; na sequência a identificação para que todos saibam onde os objetos, documentos e demais itens estão e, por fim, vem a revisão, para checar a praticidade e o funcionamento da organização e a manutenção. “Seguindo estas etapas a pessoa consegue organizar o escritório, a casa, sua rotina e sua vida. Ao definir os locais em que cada objeto deve ficar, não tem porque deixar espalhado ou jogado. Usou, guardou!”, afirma Kalinka.

Multifunções

A executiva da Acrimet, Natalia Gastaldo, afirma que os assuntos relacionados à organização e decoração vêm nos últimos anos ganhando destaque. “Surgiram programas de TV especializados no assunto com pessoas renomadas nos segmentos de arquitetura, decoração e design de interiores para explorar esta tendência e ensinar os espectadores suas técnicas. Também ganhou evidência o profissional personal organizer, apresentando um novo olhar sobre organização e decoração no Brasil”, declara.
Natalia explica que existe uma ampla linha de produtos conhecidos como organizadores, que são utilizados tanto nas casas, quanto nos escritórios e além de organizarem também decoram. Com quase cinco décadas de mercado, a Acrimet, além de produzir itens escolares, focou o seu trabalho no desenvolvimento, fabricação e distribuição de produtos para organização. Em sua linha Office estão os Organizadores de Mesa como porta-lápis, porta-clips, porta-papel lembrete e porta-cartões de visita. Na mesma categoria, ainda há suportes para carimbos, suportes para fitas adesivas o organizador de gavetas, todos com cores para compor diferentes estilos de ambientes.
Uma outra característica dos produtos Acrimet, citada por Natalia, é que os produtos ganharam novas funções daquelas aos quais se destinam. “O porta-lápis Jumbo, além de guardar materiais de escrita e artes, por exemplo, também passou a ser utilizado para organizar pincéis de maquiagem, escova e creme dental, além de outras funcionalidades.” Outros produtos que vêm se destacando na organização e decoração, ganhando novas utilidades são as pranchetas. Natalia explica que o objeto antes usado para apoio na hora da escrita, ganhou espaço nas paredes de workspaces, quartos de jovens, ateliês e até nos escritórios mais modernos. E a versatilidade dos produtos não para aí, tem os coloridos porta-revistas e os Bibliocantos, que servem para organizar DVD’s, CD’s e livros, que podem ser usados nas residências, home office ou escritórios. Na linha de Expositores e Organizadores de Escritórios há os modelos de Expositores Horizontal, Classic e Modular; e na categoria de Organizadores de Escritórios as versões horizontal e vertical; e os fichários de mesa em diversos tamanhos, com ou sem índices. A Acrimet conta também em seu mix com a linha de Organizadores de Chaves composta por chaveiros em potes com 24, 60 e 120 unidades; suportes organizadores de chaves com capacidade para 8 chaveiros; organizador de chaves “pasta suspensa” (Ofício para 24 chaveiros, A4 para 20 chaveiros e Letter para 20 chaveiros) e armários para chaves em 6 tamanhos que acompanham chaveiros em cores sortidas.
A Waleu com seus produtos para organização como caixas para correspondência, organizadores diversos, gaveteiros, fichários de mesa, dentre outros itens, pretende levar praticidade ao dia a dia das pessoas e melhor aproveitamento dos espaços. Recentemente, a empresa lançou a linha Prime, que conta com um suporte para monitor e notebook, dois organizadores de mesa e um suporte para celular. A empresa também iniciou a produção de Display para folhas tamanho A5 e um Organizador Triplo Office Vertical para flyers e folders, podendo ser utilizado tanto sobre mesas, quanto fixado na parede. “A linha Prime possui design moderno e a possibilidade de organizar vários itens de mesa utilizados no dia a dia do home office ou dos escritórios. E o nosso Organizador Triplo Vertical tem um diferencial na parte de trás que estabiliza as folhas mantendo-as em pé, evitando que sejam projetadas para frente”, explica Jacqueline Monteiro, da área de Marketing da Waleu.
Jacqueline declara que a empresa está sempre atenta às mudanças de comportamento dos consumidores. “Pensando nisso, desenvolvemos constantes pesquisas para verificar a aceitação dos produtos. Uma das medidas que adotamos foi o desenvolvimento de novas cores em algumas das nossas linhas, embora o cristal e o preto continuem tendo grande procura. Houve ainda melhorias na usabilidade e aprimoramento no design”, cita.
Em seu portfólio, a Waleu tem produtos como o Organizador de livros Standard, as Caixas para Correspondências, o Gaveteiro e os Organizadores de pastas e revistas. Itens que são utilizados tanto em escritórios quanto em casa e home office. “Observamos que houve um aumento na procura de itens da linha office para a utilização em casa, sendo adaptados para a organização de objetos do lar. Com isso, concluímos que surgiram novas utilidades aos produtos, conforme às necessidades de cada pessoa”, analisa Jacqueline.

Cores vivas e intensas

A empresa DAC declara que todos os produtos do seu portfólio funcionam como organizadores. Ou seja, catálogos organizam documentos, porta-cartões e índices telefônicos organizam contatos, estojos organizam os lápis e materiais de escrita e, por fim, as caixas deixam os utensílios de diversos tamanhos e funcionalidades mais organizados.
Cada ambiente tem suas características e a DAC pensando nisso dispõe de diferentes tamanhos de caixa em polipropileno: a G (422 mm x 318 mm x 200 mm), M (385 mm x 295 mm x 185 mm), P (315 mm x 255 mm x 180 mm), PP (280 mm x 170 mm x 120 mm) que é o padrão caixa de sapatos, e por fim, o lançamento, a caixa SLIM no padrão camisa (392 mm x 278 mm x 64 mm) para guardar documentos de tamanhos variados. Todas as caixas são gravadas na chapa exclusiva Vision. “Para as residências, as caixas de tamanho P são as mais pedidas para organizar, por exemplo, remédios, pequenos vestuários como meias, gravatas e roupas íntimas. Outro grande lançamento DAC são as caixas estampadas com as licenças infantis como Barbie, Meninas Superpoderosas, Turma da Mônica, Bubu e as Corujinhas e Patrulha Canina, que segundo o fabricante, estão ajudando as crianças a guardarem os brinquedos, livros e cadernos, material de educação artística, roupas e coleções. Esse aprendizado de organizar nas caixas não significa apenas que as crianças saberão como encontrar e guardar as coisas para uso próprio, mas envolverá aspectos emocionais porque estarão envolvidas com as estampas preferidas (aspectos cognitivos) assim terão melhor percepção do espaço e aspectos culturais e sociais a partir do momento que for habitual e tiver interação com a família”, explica Claudinéia Prado, do marketing da DAC.

Diversidade em cestos

Tendo em seu portfólio uma linha completa de organizadores, atendendo a qualquer ambiente e necessidade, a Sanremo declara que os seus produtos são atóxicos, rígidos, resistentes, além de aliarem design, beleza, praticidade e funcionalidade. São quatro linhas especializadas em perfis de organização. A coleção Vista que é focada no empilhamento e aproveitamento de espaço, utilizada na estocagem de produtos ou materiais de escritório; a Top Stock que tem um perfil ideal para transporte, devido a maior resistência; a Flex com grande acesso dentro de casa na organização de banheiros, quarto, lavandaria e cozinha e a nova Moolti composta por cestos organizadores de formatos circulares, retangulares e quadrados. São 7 modelos com opções para 3, 18, 20, 22, 30 e 44 litros, nas cores branco, prata e rosa. E há também os mesmos itens na linha Baby, direcionados especificamente para o cuidado com o público infantil, nas cores azul e rosa. Os produtos, de acordo com o fabricante, se destacam pela praticidade e versatilidade, são produzidos em material plástico flexível, garantindo uma longa vida útil, têm alça com pega confortável para auxiliar no transporte, design e cores modernas, além de detalhes decorativos que fortificam sua estrutura e sua forma estética.

Práticas e leves

Caixas organizadoras, porta-objetos, arquivos e maletas produzidas em polipropileno e poliestireno. A Dello possui uma grande variedade de produtos para organização. “Vamos além, oferecendo funcionalidade, material de qualidade e design diferenciado”, cita a Assistente de Marketing da Dello, Bruna Milioreli. Um dos recentes lançamentos foram as caixas organizadoras de objetos com 6 ou 9 divisórias (porta-objetos) indicadas para guardar medicamentos, peças de ferramentas, materiais escolares, entre outros objetos. “A praticidade em ter um organizador com divisórias ganhou espaço na casa dos consumidores. Agora é possível organizar os pequenos objetos sem muito esforço”, afirma Bruna.
Quem também produz caixas organizadoras é a Alaplast que as produz em plástico corrugado alveolar, conhecidas como Multibox, em três tamanhos (P, M, G) e nas cores azul, preta, cristal e pink. O lançamento da marca foram as caixas em polipropileno laminado na textura fosca e cores cristal, azul e laranja. “São peças de fácil manuseio, práticas e leves, além de se tornarem objeto de decoração”, diz o Diretor-Presidente da Alaplast, Elias Sabbag Junior. O executivo acrescenta que as caixas organizadoras são uma tendência quando o assunto são os tipos de organizadores, assim como o uso de cores inovadoras.

Novas texturas e conceitos

Renovando toda a linha de caixas organizadoras, de forma a se coordenarem mais facilmente entre si e, também, com outros organizadores, acessórios e a própria decoração do consumidor, A Boxmania também expandirá a sua linha com peças para organizar a cozinha. A empresa utilizará novos materiais de conservação para alimentos e adaptará produtos já existentes em outras linhas próprias para atender as novas necessidades. Além disso, a excelente aceitação pelo consumidor da linha de organizadores de mala de viagem – originalmente lançada nos EUA e trazida para o Brasil no início de 2017 – possibilitou à empresa desenvolver o produto por aqui, a partir do segundo semestre de 2018.
Sobre as tendências relacionadas às cores e estampas, a Designer Gráfico da A Boxmania, Dione Morandini, analisa que neste nicho de mercado, mais do que cores exóticas, ditadas por alguma tendência, são os tons neutros os mais requisitados. Razão pela qual a empresa procura trabalhar com essas cores, porém sempre com algum diferencial, seja no tom, na estampa ou textura, visando a harmonização entre os produtos e com a decoração do cliente, seja da casa ou do escritório.
Texturas que imitam couro estampam a nova linha de caixas, há também o lançamento da linha Outono/Inverno, com a clássica estampa xadrez.
Em meio a grande diversidade de caixas organizadoras apresentadas, o fabricante destaca que vem tendo uma grande procura os organizadores de gaveta, que promovem a durabilidade da organização e facilidade de manutenção para organização da casa, além dos organizadores para roupas de cama, que ajudam a compactar grandes volumes como edredons e toalhas de banho. Para os escritórios, as mais procuradas são as caixas organizadoras em formatos maiores para arquivo e as de tamanho A4 para a organização de documentos. “A funcionalidade é o elemento que liga todas as diferentes linhas de produtos. A organização transforma os ambientes, melhorando não só o aspecto, mas otimizando o espaço físico e levando a uma rotina mais produtiva, tanto em casa, quanto no escritório”, enfatiza Dione.