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MERCADO – O incrível e inesgotável mundo das licenças
20/10/2017

O licenciamento é responsável por um faturamento significativo no Brasil. Nos últimos anos, o setor registrou crescimento médio de 5%, entretanto, em virtude da atual situação econômica a estimativa para 2017 é que o faturamento se mantenha igual a 2016, ou seja, R$ 17,8 bilhões.
Segundo a ABRAL – Associação Brasileira de Licenciamento, para o próximo ano, as perspectivas são mais otimistas. “A economia deve começar a dar sinais de recuperação e o mercado brasileiro tem grande potencial para as licenças. As pessoas se identificam com as marcas, que por sua vez, buscam no licenciamento estratégias para se aproximar ainda mais dos clientes e estabelecer vínculos emocionais. Além disso, em 2018 teremos o evento da Copa do Mundo que deve impulsionar ainda mais o setor”, analisa a presidente da ABRAL, Marici Ferreira.
No Brasil, o licenciamento que engloba os artigos escolares e de papelaria é bastante representativo, abocanhando 9% do segmento. “É importante ressaltar que este é um comportamento muito particular do mercado brasileiro, já que mundialmente esta categoria não representa mais do que 3%”, contabiliza Marici.
E o que tem o licenciamento de tão encantador? A diretora comercial da Lotus Global, Martha Colpaert, lembra que além de agregar valor ao produto, o licenciamento aproxima o produto do público-alvo daquela propriedade. “Comprovadamente, o artigo licenciado gera mais confiança para os seus consumidores do que aqueles que não têm nenhuma marca associada. Além do reconhecimento do público, os números registrados em vendas mostram-se mais atraentes quando comparamos com a um produto convencional, podendo refletir em um aumento de até 30% em vendas.”
A executiva da Lotus Global acrescenta que para o produto ter um bom giro no PDV, o trabalho com a licença precisa estar envolvido com uma série de estratégias, dentre elas, desenvolvimento do produto para o target escolhido, ações promocionais para aumentar a visibilidade no mercado e a escolha dos canais de distribuição.

Quais serão as apostas e as ações para o volta às aulas 2018?

Ultimamente, o crescimento e a popularização da cultura geek tem gerado demanda por produtos de games e heróis. “Os youtubers, ou influenciadores digitais, estabelecem uma relação de proximidade muito grande com seu público, o que abre uma nova oportunidade para o mercado de licenciamento, em especial para os públicos teen e adulto”, afirma a presidente da ABRAL, lembrando que embora o mercado venha sinalizando esta tendência, as propriedades infantis continuam tendo maior destaque no segmento de licenciamento.
Marici acredita que em 2018 os heróis continuarão em alta, uma vez que estúdios como Marvel e DC Comics mantêm importantes investimentos em lançamentos com estes personagens. Além disso, as marcas esportivas devem ganhar destaque, em especial as de futebol, por conta do evento da Copa do Mundo.
Uma das principais apostas para o volta às aulas 2018 da Lotus Global – empresa que nasceu da experiência e trajetória de mais de três décadas da Exim Brasil e Exim Colômbia é a marca Emoji. Os famosos ideogramas que viraram febre mundial e são usados nas conversas digitais (há mais de 5 mil ícones desenvolvidos para uso em produtos e atualmente são enviados mais de 6 bilhões de emojis/dia) estão estampados em cadernos e mochilas. Quem também virá com força para a temporada é Shopkins – os personagens fofos e colecionáveis, com mais de 2 bilhões de views na Netflix e no youtube, presente nas redes sociais, construiu uma forte relação emocional com as meninas de 5 a 10 anos. “Costumamos dizer que Shopkins tem a mesma representatividade que na década de 80 tinha os papéis de carta para as meninas, que faziam as suas coleções e trocavam. Hoje, elas colecionam e trocam Shopkins”, compara a executiva da Lotus, Martha.
A icônica Moranguinho mantém forte presença na temporada, lembra Martha. São três importantes fabricantes com produtos escolares da personagem: linha de escrita com a Molin, mochilas com a Luxcel e cadernos com a Foroni. Haverá uma campanha muito forte no grande varejo e em lojas especializadas. Atualmente a personagem tem episódios exibidos pela TV Cultura e Discovery Kids. Para os meninos de 3 a 5 anos, a franquia Super Wings – o desenho transmitido pela Discovery Kids e que tem programado para 2020 um filme, trazendo a história das aventuras do aviãozinho à jato, Jett, e seus amigos, terá novidades para os estudantes através das linhas de cadernos da Foroni e de mochilas com a Luxcel. “Em nosso portfólio há opções para todas as demandas, conteúdos que nos permitem realizar um trabalho a longo prazo e, claro, muitas novidades para o varejo ”, declara a diretora comercial da Lotus. Aliás, a empresa aproveitou o momento para dar um preview das novidades que deverão estar em evidência na temporada 2019. Começando por Molang, um feliz coelho que juntamente com o seu amigo, um emotivo pintinho, são protagonistas de histórias que falam da amizade, solidariedade, felicidade e respeito. Sucesso na Ásia, Molang ganhou popularidade com o aplicativo que ensina as crianças nas tarefas básicas do dia a dia, por meio de jogos educativos.
Com apenas 7,5 cm e 40g, o boneco Playmobil, criado em 1974, tornou-se um ícone. Até hoje foram criadas mais de 4 mil versões. A marca possibilita uma forte conexão na família, já que é um personagem que passa de pai para filho. Para impulsionar ainda mais a propriedade será lançado um filme que trará uma mistura de live action e animação. Outra grande novidade é Rainbow Ruby, que é uma garotinha de apenas seis anos que por meio do arco-íris vai parar na “Rainbow Village”. Neste vilarejo pode ser o que quiser e em cada episódio ela tem uma profissão. O desenho será veiculado no Brasil pelo SBT e Discovery Kids, além disso, a propriedade terá cunho social já que parte da renda obtida com a licença irá para os projetos educacionais da UNESCO.

Forte campanha para a marca Capricho e de olho no público geek

Trabalhando com marcas conceituadas e que já se tornaram cases de sucesso no mundo das licenças, como Galinha Pintadinha, Coca-Cola, Capricho, The Simpsons, Paul Frank e muitas outras, a agência Redibra informa que para a temporada de volta às aulas 2018 haverá uma importante campanha para a marca Capricho. “Trata-se da maior marca teen da América Latina. Vendemos mais de 13 milhões de produtos ao ano e são mais de 14 milhões de fãs nas redes sociais. A Capricho está na vida de 2 a cada 3 adolescentes. Por todas essas razões a marca merece um superdestaque no próximo volta às aulas. Temos três grandes licenciados de artigos escolares: Polibras, Tilibra e Dermiwill (DMW) que estarão envolvidos na campanha que trabalharemos. Haverá sorteios semanais de prêmios e ao final serão sorteados cinco iPhones. Estaremos com divulgações na TV, rádio, revistas e nas redes sociais. Será uma das maiores campanhas já trabalhadas para o período”, declara Julia Abeid, gerente de marketing da Redibra.
Também haverá uma campanha de volta às aulas para os produtos do Show da Luna, envolvendo as empresas Jandaia e Pacific. No formato “Comprou, Ganhou”, em que os consumidores levarão para casa um copo de colorir. Ainda serão formatadas campanhas para as franquias The Simpsons e Paul Frank.
A gerente da Redibra afirma que o volta às aulas é um importante termômetro de como o mercado de licenciamento reagirá ao longo do ano, por isso, a agência se esforça para juntamente com seus parceiros comerciais investir no período.
Quando perguntada sobre as atuais tendências no universo das licenças, declara que as propriedades voltadas ao público geek, jovem e adulto estão em alta, havendo muitas possibilidades para serem trabalhadas. “Por isso, marcas como Coca-Cola, Paul Frank, Super Mario e The Simpsons continuam tendo um grande potencial de crescimento”, justifica Julia.
Alvinnn, Miraculous e D.P.A

Em 2018 o foco do canal Gloob está em suas marcas, mantendo a estratégia de trabalhar com qualidade e não quantidade. Além disso, o propósito é estar cada vez mais presente no varejo.
Ocupando o terceiro lugar no ranking de audiência entre as crianças, a empresa que passou a cuidar neste ano dos seus programas de licenciamento destaca que a próxima temporada de negócios será a oportunidade de explorar a franquia Alvinnn e os Esquilos, que estreou no canal em 2015 e dá ótimos resultados de audiência, inclusive com o público adulto. “A propriedade tem essa característica, de encantar também os adultos, por isso, é uma licença que tem forte memória afetiva, passa de pai para filho. Começamos no segmento escolar com cadernos (São Domingos) e mochilas (Xeryus) e a linha deve crescer substancialmente”, declara Sabrina Freitas, gerente de licenciamento de marcas Gloob.
Sobre Miraculous – As aventuras de Ladybug, que entrou na grade de programação em 2016 foi um verdadeiro ‘blockbuster” no mercado de licenciamento. Logo no início do programa já contava com grandes empresas parceiras. “São mais de 35 licenciados e não temos a menor dúvida de que no volta às aulas 2018 continuará sendo um grande sucesso”, aposta Sabrina. Um fato curioso da propriedade no mercado brasileiro, lembra a gerente, é que aqui o personagem parceiro da Ladybug, o destemido Cat Noir, ganhou muita força, inclusive haverá linhas exclusivas para o super-herói, agradando os meninos que curtem o personagem. Aliás, de modo geral, as marcas do Gloob têm como característica o fato de agradar tanto meninos, quanto meninas.
A marca criada pelo Gloob que foi crescendo juntamente com o canal e obteve um grande sucesso no setor de licenciamento, D.P.A – Detetives do Prédio Azul, direcionada para meninos e meninas de 4 a 8 anos vem com tudo na temporada 2018. A série que foi parar nas telas de cinema neste ano, terá no segundo semestre do ano que vem mais um filme, devendo impulsionar ainda mais a marca. Atualmente há cadernos, linha de escrita e a tendência é expandir para outras categorias de produtos escolares. “Nós acreditamos muito em nossas marcas. Quem comprar, vai vender!”, garante Sabrina, lembrando que para 2018 a empresa irá realizar um trabalho ainda mais intenso no varejo. “Na temporada 2016 realizamos 220 ações nos PDV’s (entre diferentes tipos de ações, materiais de merchandising, Meet & Greet). Em 2017 em sete meses já foram 23 mil ações realizadas. Claro que este ‘salto’ nos números se deve não apenas aos nossos esforços, mas também ao apoio e a parceria que temos das empresas licenciadas. Ainda teremos muito trabalho em 2017 e 2018 será ainda melhor e receberá mais investimentos!”

O universo digital e os jovens talentos

Com o propósito de atingir o público adolescente, que segundo Juliana Praia, executiva da Kasmanas, sempre acabava tendo poucas opções no universo das licenças, a aposta agora é no universo digital e nos jovens talentos (atores, cantores, que também são youtubers), como João Guilherme, Maisa, Larissa Manoela, Boca Rosa, Julia Silva, Nah Cardoso, Julia Silva e tem também Any Malu o único desenho que conta as aventuras de uma youtuber. Embora tenha vindo do mundo editorial, a marca Todateen segue forte no portfólio da Kasmanas e hoje presente em uma plataforma 360º, promove festivais com youtubers, está nas redes sociais e representa o estilo e comportamento de muitas adolescentes.
Outra novidade é a propriedade Larvas. O curta em 3D traz a história de duas engraçadas larvas. Com mais de 24 bilhões de visualizações no youtube, mais de 260 episódios prontos, com veiculação na Netflix e Disney Channel, em 2019 as Larvas irá para as telas do cinema.

Ben10 e As Meninas Superpoderosas

A aposta do Cartoon Network continua sendo nas propriedades:  Ben10 e As Meninas Superpoderosas. Sucesso entre o público, essas duas franquias já são consolidadas no mercado e bem-sucedidas em termos de audiência. O Ben 10, por exemplo, é um fenômeno de vendas desde 2006 gerando 4,5 bilhões de dólares no varejo global. Já foram produzidas 4 temporadas (mais de 200 episódios) e 4 filmes para TV. E após 10 anos de seu lançamento uma nova série totalmente renovada chega para conquistar uma nova geração de crianças em todo o mundo. “O novo Ben10 já estreou em grande estilo: o desenho chegou ao topo da audiência como o programa mais assistido no Cartoon Network entre crianças de 4 a 11 anos na TV paga. E o sucesso não para por aí, o programa foi líder no Cartoon Network entre os garotos com TV paga, na mesma faixa etária. O desenho foi responsável por aumentar a audiência em 98% em relação à média do canal, que já é o mais visto do Brasil por 27 meses consecutivos, entre crianças de 4 a 11 anos com TV paga, e segue com performance superforte em toda América Latina e mercados internacionais”, explica Cidinha Figueira, diretora de licenciamento da Turner do Brasil, conglomerado de mídia proprietária do Cartoon Network. Os dados apresentados têm como fonte a Kantar IBOPE Media.  No volta às aulas 2018, a propriedade estará em produtos escolares da Dermiwil e Tilibra.
A executiva lembra que Ben10 tem uma característica interessante para ser trabalhada pelos licenciados. “Ele é o único super-herói de 10 anos com um dispositivo tecnológico, o Ominitrix, capaz de transformá-lo em diferentes Aliens com distintos poderes para enfrentar os mais poderosos vilões. Esses 10 Aliens trazem para os produtos uma colecionabilidade natural, tão desejada no desenvolvimento de produtos. Tudo isso gera uma conexão incrível com as crianças de hoje.”
Enquanto isso, As Meninas Superpoderosas atendem a uma importante demanda de mercado ao representar garotas empoderadas, conectadas e independentes. A série original foi responsável por gerar 2,5 bilhões de dólares em vendas globais, sendo que o Brasil foi o mercado onde a marca obteve maior longevidade. “As Meninas Superpoderosas marcaram fortemente uma geração e acreditamos que temos a fórmula perfeita para engajar novos fãs e proporcionar uma experiência incrível aos nossos consumidores. No volta às aulas 2018, As Meninas Superpoderosas estarão em artigos da Sestini, Jandaia e DAC”, declara a executiva, acrescentando que franquias como Hora de Aventura, Gumball e Urso sem Curso também estarão presentes com produtos nos pontos de venda.
O varejo é uma das prioridades da Turner do Brasil. O trabalho com mais de 30 licenciados e redes varejistas parceiras possibilitará, segundo a diretora, a implementação de inúmeras ativações ainda em 2017 e ao longo de 2018. “Os lojistas serão abastecidos com materiais exclusivos e ações especiais também serão desenvolvidas pelos licenciados nos seus respectivos clientes, destacando assim os produtos Cartoon Network.”

Patrulha Canina, Shimmer & Shine, Blaze and The Monster Machines

A Viacom traz opções para diferentes targets na temporada escolar 2018. O destaque é a Patrulha Canina – a marca pré-escolar mais vendida no mercado de brinquedos – garante grandes novidades em artigos escolares. Haverá linhas de mochilas, lancheiras e estojos produzidos pela Xeryus, opções de cadernos da Foroni, linha de escrita da Molin e pastas e aventais desenvolvidos pela DAC. Tem também Shimmer & Shine – as irmãs gêmeas aprendizes de gênio – propriedade que traz muita magia, cores vibrantes, dança, música, humor e reforça a importância do trabalho em equipe e da amizade. A outra aposta é Blaze and The Monster Machines, a série que acompanha as aventuras do garoto AJ e seu incrível monster truck Blaze. Shimmer & Shine e Blaze and The Monster Machines terão linhas de mochilas, lancheiras e estojos da Xeryus e opções de cadernos da Foroni. Para o público infantil e juvenil, a Viacom cita as franquias do Bob Esponja e Tartarugas Ninja.  “Neste volta às aulas 2018 a procura por nossos produtos está mais forte do que nunca!”, comemora Angela Cortez, diretora sênior de licenciamento da Viacom Brasil.

Mini Divas e Crayzito

A empresa do Grupo Uatt traz para a temporada 2018: Mini Divas e Crayzito. Tanto Mini Divas quanto Crayzito seguem os passos da Bubu e as Corujinhas – que virou sucesso como uma linha com mais de 120 produtos da Uatt? e só depois tornou-se um personagem de desenho exibido pela Disney Channel e Disney Junior para toda América Latina e com a TV Cultura, em canal aberto e, só então, é que ganhou um programa de licenciamento da Up! Content Co. Tanto Mini Divas, quanto Crayzito já são linhas de artigos vendidos no varejo pela Uatt? com excelente aceitação. As Mini Divas, por exemplo, estão aplicadas em mais de 200 produtos. “Seguimos o caminho contrário da maioria das empresas. Normalmente a animação faz sucesso e depois licencia seus produtos. E a Bubu nos mostrou que o inverso também dá muito certo. Por isso, vamos licenciar a propriedade intelectual de dois novos personagens e começarmos o processo de transformá-los em animação”, conta Rafael Biasotto, fundador e CEO do Grupo Uatt.
As Mini Divas compõem uma linha voltada para meninas. Alegres, divertidas e falantes, estão sempre trocando segredos e dicas infalíveis para manter os cabelos sempre macios, o tule da saia do balé sempre impecável, a nota da escola sempre no azul e o grande segredo de “serem melhores amigas para sempre”.
Já o Crayzito tem seis anos de idade e quer ser tudo ao mesmo tempo. Concebido pelo mesmo criador da Bubu e as Corujinhas, o artista plástico Luciano Martins, o personagem sonha e se transforma em qualquer personalidade que gostaria de ser quando crescer.

A sempre amada Turma da Mônica

“O licenciamento é uma das nossas maiores forças. Nossos produtos, que são para toda a família, aliam inovação e entretenimento à educação e conquistaram gerações de consumidores”, comenta a diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções, Mônica Sousa.
Com mais de 50 anos de história, a Turma da Mônica é uma das marcas mais admiradas do Brasil. Nascidos nas histórias em quadrinhos e inspirados em pessoas de verdade, os personagens refletem valores educacionais como ética e respeito às diferenças, por isso, Turma da Mônica é para toda a família. Em constante atualização, a Mauricio de Sousa Produções leva a Turminha para todas as plataformas onde é possível brincar e imaginar, como revistas (mais de um bilhão de exemplares vendidos), livros, filmes, desenho animado, espetáculos teatrais, games, apps e tem mais de 3 mil produtos licenciados.
Inspirada em toy art, Mônica Toy é uma animação minimalista e moderna. Os episódios não têm diálogos, o que torna possível o entendimento em qualquer lugar do mundo. Os personagens têm características marcantes e passam por situações surreais em episódios de curta duração. No youtube a série já ultrapassa 215 milhões de visualizações mensais, com lançamentos semanais nos canais oficiais.
Outra nova opção de licenciamento é O Bairro do Limoeiro. A série que se passa no bairro que sempre foi palco das aventuras da clássica Turma da Mônica. Dinâmicos e com uma proposta visual que homenageia os primeiros personagens de Mauricio de Sousa, com traço atemporal, os episódios mesclam a estrutura narrativa dos tempos atuais com o humor das histórias clássicas em quadrinhos, trazendo para um único universo diversas turmas de personagens. Em parceria com a Cartoon Network, a série tem estreia prevista para 2018.
O primeiro filme live action da Turma da Mônica, Laços, é baseado na graphic novel homônima mais vendida no mercado brasileiro, narra a história de amor incondicional de uma criança pelo seu cãozinho e a importância da amizade. A história, que chega aos cinemas em 2018, une o clássico dos personagens do Mauricio de Sousa a uma narrativa repleta de emoções e perigos.

Gudetama e o novo conceito Hello Sanrio

A empresa Sanrio, criadora e licenciadora da Hello Kitty apresenta novidades como o Gudetama, um ovo muito preguiçoso que fica o tempo todo em sua clara e coberto com um bacon, além do novo conceito Hello Sanrio, que trabalha diversos personagens da empresa de maneira inusitada e divertida, entre eles, Chococat, Keroppi, My Melody e Badtz-Maru.
XERYUS

Para a gerente de marketing da Xeryus, Carolina Turtelli de Andrade, o licenciamento é uma ferramenta de grande importância que permite conquistar novos clientes, alavancar vendas com maior rapidez e aumentar o share. “Os produtos licenciados agregam valor, são mais procurados e bem aceitos devido à identificação imediata do consumidor com a marca/personagem, que até aceita pagar um pouco mais quando acontece o envolvimento emocional. Somado a tudo isso, quando as licenças estão na mídia e possuem uma adequada exposição  no ponto de venda, o sucesso é garantido!”, afirma Carolina.
O atual portfólio Xeryus traz mochilas, lancheiras, estojos, lancheiras, mini bags e string bags das franquias Fadas, Shimmer & Shine, Shoppies, Monstros, Alvinnn, Porto Papel, Smilinguido, Thor – Ragnarok, DC Super Friends, Blaze and The Monsters Machine, Gudetama, Looney Tunes, Nick Retrô (Rugrats, Hey Arnold, Ren and Stim e Cat Dog), Nico Boco e Fifa.

 

ALAPLAST

Pela segunda temporada consecutiva, a Alaplast trabalha com a linha licenciada da atriz Maisa Silva que cresceu na televisão e conquistou milhares de fãs. Seu canal no youtube, por exemplo, tem mais de 3 milhões de inscritos. “No primeiro ano tivemos excelentes resultados com a linha escolar da Maisa, esperamos repetir o êxito neste volta às aulas”, planeja o diretor geral da Alaplast, Elias Sabbag Junior. A linha é formada por pastas aba ofício e ofício 17, todas elas decoradas com imagem da artista.

 

DAC

Para o volta às aulas 2018, a DAC ampliou o portfólio de licenciados. O fabricante agora trabalha com as franquias Turma da Mônica, Mônica Toy, As Meninas Superpoderosas, Barbie, Patrulha Canina e a corujinha Bubu, que estampam pastas catálogo, registradores AZ, caixas organizadoras, malotes, pastas sanfonadas, pastas aba elástico, maletas com alça, aventais, além de estojos, cadernos argolados, entre outros itens. “Apostamos nestas licenças porque elas nos encantaram assim como têm encantado o mercado e com grande sucesso. Turma da Mônica, a criação mais famosa do cartunista Mauricio de Sousa, dispensa apresentações e há anos comprova que é um case de sucesso em licenciamento. A propriedade do Cartoon Network, As Meninas SuperPoderosas, gera mais de 2,5 bilhões de dólares em vendas no varejo mundial com os seus produtos; Barbie, a fashion doll mais famosa do mundo, também tem anos de êxito no segmento de licenças;  a franquia Patrulha Canina foi a marca pré-escolar número 1 no Dia das Crianças e Natal de 2016. E, por fim, Corujinha Bubu, criação da marca Uatt? que desenvolveu uma extensa linha da marca já cativou o mercado”, justifica a assistente de marketing da DAC, Claudinéia de Souza Prado. Em parceria com os licenciadores, a DAC preparou materiais de PDV para que as papelarias ambientem o espaço e chamem atenção do público. “Destaco as peças das Meninas Superpoderosas. São cubos, cartazes e totens que ficaram lindos e farão a diferença no varejo.”

 

JANDAIA

“Os licenciamentos continuam sendo muito importantes na nossa coleção. A cada ano procuramos por meio de pesquisas diversificar os produtos e personagens que estarão presentes no universo do entretenimento. Franquias de sucesso são um grande apelo na hora da escolha pelo varejo. Os lançamentos de filmes e novos personagens sempre alavancam as vendas. Temos como parceiros os maiores licenciadores mundiais como a Warner, Disney, Coca-Cola, Cartoon Network. Essa parceria de sucesso se renova a cada ano, com novas licenças desses grandes grupos”, declara Fabrício Pardo, gerente de marketing da Jandaia.
Para 2018, o fabricante trabalhará com Animais Fantásticos, o filme sequência de Harry Potter; Harry Potter, considerada a maior franquia da história dos cinemas conhecida como uma das principais marcas para o público geek e que para os próximos anos está cheia de novidades como filmes para as telonas, para a TV, DVD’S, APP’s e games. Beatles, que ainda hoje é o grupo musical mais bem-sucedido e aclamado da história da música popular; Disney Fruit, a marca que explora os principais personagens do universo Disney com elementos mágicos e frutas; Arlequina, a vilã do Esquadrão Suicida; Star Wars EP 8, a trilogia de maior sucesso da história já anunciou 6 novos filmes da saga até 2020;  Injustice 2, jogo de luta que coloca os jogadores para controlar os heróis e vilões do universo DC Comics; Masha e o Urso, a fofa série de desenho animado russo, com efeitos de animação computadorizada;  Mulher Maravilha – O Filme, ainda pegando carona no sucesso do seu primeiro filme lançado em junho de 2017; Shoppies, as novas personagens de bonecas da marca Shopkins; Smiliguido a conhecida formiguinha que trabalha o conceito religioso; a querida e terrível dupla Tom e Jerry que tem seus desenhos exibidos diariamente no canal SBT e Yo-Kai Watch, uma febre no Japão há anos, a série de jogos de RPG já conta com mais de oito milhões de unidades vendidas no território japonês e cresceu para algo além dos videogames. Tem desenho animado, filmes, produtos de consumo e uma infinidade de colecionáveis. “Sempre apostamos nas licenças que possuem maior apelo comercial junto ao consumidor final. Nosso departamento de pesquisas está constantemente antenado com as tendências de mercado, buscando as licenças que estejam em alta e possam agradar aos mais variados públicos.  As expectativas para a próxima temporada são muito positivas. Apesar do mercado de licenciamento sentir diretamente os efeitos da retração econômica, o varejista está sempre em busca de novos produtos que são atrativos junto ao público final. E, para 2018 ampliamos o número de licenças dentro da coleção, o que representa novas oportunidades de excelentes negócios para o varejista”, afirma analista de marketing, Thiago Dias.

 

MOLESKINE

A marca italiana Moleskine®, representada no Brasil com exclusividade pela A.S. Fun Gifts, traz edições limitadas de três franquias bastante conhecidas: Rolling Stones, Minions e Branca de Neve. O icônico logotipo que remete à banda de rock britânica, a língua, que surgiu pela primeira vez no LP The Rolling Stones Sticky Fingers, em 1971, está na capa de uma nova coleção de cadernos Moleskine. São quatro tipos de capas e inclui um material tátil inspirado no extravagante guarda-roupa do vocalista Mick Jagger, remetendo a tecidos como o jeans, veludo e a seda. “Esta coleção limitada é a mais recente adição a uma série de cadernos temáticos de música da Moleskine, que homenageia grupos que redefiniram o seu gênero e que acabariam por simbolizar não apenas um tipo de música, mas todo um estilo de vida”, afirma Ana Cristina Simões, diretora de negócios da A.S. Fun Gifts.
As adoráveis criaturas amarelas, Minions, também estão presentes nos cadernos Moleskine. Os quatro cadernos estão disponíveis nas cores amarela e azul, com gráficos originais inspirados na personalidade travessa dos personagens, tanto nas capas e papel, quanto nas faixas de papel especialmente desenhadas. A Moleskine traz ainda o clássico conto de fadas da Branca de Neve. O caderno com 240 páginas e um bolso interno expansível que contém uma folha de adesivos com destaque para a Branca de Neve e a história de Moleskine está disponível também em quatro capas.

 

SUMMIT

Em sua trajetória, a Summit contabiliza importantes exemplos de sucesso com produtos licenciados, razão pela qual mantém os investimentos neste negócio. “São marcas reconhecidas pelo público infantil, além disso, as empresas licenciadoras fazem um excelente trabalho de marketing, que sempre contribui para alavancar as vendas”, declara Vanessa Moreno, especialista de marketing da Summit.
Para o volta às aulas 2018, a novidade é a linha Miraculous – As aventuras de Ladybug composta por hidrocores, lápis de cor, borracha, apontador, maleta artística, tesoura, carimbo, cola branca, entre outros. “ A personagem é um grande sucesso de mercado e entre o público infantil”, comemora Vanessa.

 

TILIBRA

“Trabalhamos com marcas fortes e de grande sucesso. O licenciamento é imprescindível para o segmento de papelaria, trazendo aos fabricantes novas possibilidades de criação e de visibilidade da marca.  A nossa linha de licenciados está presente não só na coleção de cadernos e agendas, mas também em lápis preto, lapiseiras, borracha, apontadores, réguas, cola, corretivo, grampeador, tesoura e demais itens”, cita Karina Marchini, gerente de produtos da Tilibra.
O fabricante trabalha com propriedades como Capricho – dona de um lifestyle cool e antenado; Miraculous: As aventuras de Ladybug, animação de enorme sucesso transmitida pelo canal Gloob; Minnie e Mickey, além de Princesas, que são os clássicos da Disney e não podem faltar, entre inúmeras outras franquias, atingindo com isso um público bastante amplo, desde o início da idade escolar até universitários.
Para 2018 as novidades são: o famoso cãozinho Snoopy em versão vintage, trazendo os traços originais do personagem de 1950; da Disney, vem Donald, conhecido por sua voz rouca e por ser facilmente irritável, o personagem estará em cadernos universitário e brochura. A cantora e atriz, referência de estilo e comportamento para jovens e adolescentes, Larissa Manoela, estampará cadernos universitários, brochura, cartografia e desenho. O herói Thor, que terá o terceiro filme no final de 2017; Pantera Negra, outro herói da Marvel, ganhará o seu próprio filme em 2018; A Bela e a Fera que estiveram nos cinemas em 2017 estarão nas capas de agendas e cadernos; Pj Masks, a série de desenho animado em que três crianças de seis anos de idade têm uma dupla identidade, exibida na Disney Junior virá em diferentes produtos escolares;  os heróis de Teen Titans Go, da série exibida pelo SBT e Cartoon Network também estarão em cadernos universitários, brochuras e cartografia e desenho; assim como a porquinha mais famosa da televisão Peppa Pig, Ben & Holly, a série veiculada na TV Cultura e no canal NickJr., além da nova animação do canal Gloob, Porto Papel e, por fim, Trollhunters, série animada disponível na Netflix, que tem como enredo a história do garoto Jim, o caçador de Trolls.

 

O licenciamento é responsável por um faturamento significativo no Brasil. Nos últimos anos, o setor registrou crescimento médio de 5%, entretanto, em virtude da atual situação econômica a estimativa para 2017 é que o faturamento se mantenha igual a 2016, ou seja, R$ 17,8 bilhões.
Segundo a ABRAL – Associação Brasileira de Licenciamento, para o próximo ano, as perspectivas são mais otimistas. “A economia deve começar a dar sinais de recuperação e o mercado brasileiro tem grande potencial para as licenças. As pessoas se identificam com as marcas, que por sua vez, buscam no licenciamento estratégias para se aproximar ainda mais dos clientes e estabelecer vínculos emocionais. Além disso, em 2018 teremos o evento da Copa do Mundo que deve impulsionar ainda mais o setor”, analisa a presidente da ABRAL, Marici Ferreira.
No Brasil, o licenciamento que engloba os artigos escolares e de papelaria é bastante representativo, abocanhando 9% do segmento. “É importante ressaltar que este é um comportamento muito particular do mercado brasileiro, já que mundialmente esta categoria não representa mais do que 3%”, contabiliza Marici.
E o que tem o licenciamento de tão encantador? A diretora comercial da Lotus Global, Martha Colpaert, lembra que além de agregar valor ao produto, o licenciamento aproxima o produto do público-alvo daquela propriedade. “Comprovadamente, o artigo licenciado gera mais confiança para os seus consumidores do que aqueles que não têm nenhuma marca associada. Além do reconhecimento do público, os números registrados em vendas mostram-se mais atraentes quando comparamos com a um produto convencional, podendo refletir em um aumento de até 30% em vendas.”
A executiva da Lotus Global acrescenta que para o produto ter um bom giro no PDV, o trabalho com a licença precisa estar envolvido com uma série de estratégias, dentre elas, desenvolvimento do produto para o target escolhido, ações promocionais para aumentar a visibilidade no mercado e a escolha dos canais de distribuição.

Quais serão as apostas e as ações para o volta às aulas 2018?

Ultimamente, o crescimento e a popularização da cultura geek tem gerado demanda por produtos de games e heróis. “Os youtubers, ou influenciadores digitais, estabelecem uma relação de proximidade muito grande com seu público, o que abre uma nova oportunidade para o mercado de licenciamento, em especial para os públicos teen e adulto”, afirma a presidente da ABRAL, lembrando que embora o mercado venha sinalizando esta tendência, as propriedades infantis continuam tendo maior destaque no segmento de licenciamento.
Marici acredita que em 2018 os heróis continuarão em alta, uma vez que estúdios como Marvel e DC Comics mantêm importantes investimentos em lançamentos com estes personagens. Além disso, as marcas esportivas devem ganhar destaque, em especial as de futebol, por conta do evento da Copa do Mundo.
Uma das principais apostas para o volta às aulas 2018 da Lotus Global – empresa que nasceu da experiência e trajetória de mais de três décadas da Exim Brasil e Exim Colômbia é a marca Emoji. Os famosos ideogramas que viraram febre mundial e são usados nas conversas digitais (há mais de 5 mil ícones desenvolvidos para uso em produtos e atualmente são enviados mais de 6 bilhões de emojis/dia) estão estampados em cadernos e mochilas. Quem também virá com força para a temporada é Shopkins – os personagens fofos e colecionáveis, com mais de 2 bilhões de views na Netflix e no youtube, presente nas redes sociais, construiu uma forte relação emocional com as meninas de 5 a 10 anos. “Costumamos dizer que Shopkins tem a mesma representatividade que na década de 80 tinha os papéis de carta para as meninas, que faziam as suas coleções e trocavam. Hoje, elas colecionam e trocam Shopkins”, compara a executiva da Lotus, Martha.
A icônica Moranguinho mantém forte presença na temporada, lembra Martha. São três importantes fabricantes com produtos escolares da personagem: linha de escrita com a Molin, mochilas com a Luxcel e cadernos com a Foroni. Haverá uma campanha muito forte no grande varejo e em lojas especializadas. Atualmente a personagem tem episódios exibidos pela TV Cultura e Discovery Kids. Para os meninos de 3 a 5 anos, a franquia Super Wings – o desenho transmitido pela Discovery Kids e que tem programado para 2020 um filme, trazendo a história das aventuras do aviãozinho à jato, Jett, e seus amigos, terá novidades para os estudantes através das linhas de cadernos da Foroni e de mochilas com a Luxcel. “Em nosso portfólio há opções para todas as demandas, conteúdos que nos permitem realizar um trabalho a longo prazo e, claro, muitas novidades para o varejo ”, declara a diretora comercial da Lotus. Aliás, a empresa aproveitou o momento para dar um preview das novidades que deverão estar em evidência na temporada 2019. Começando por Molang, um feliz coelho que juntamente com o seu amigo, um emotivo pintinho, são protagonistas de histórias que falam da amizade, solidariedade, felicidade e respeito. Sucesso na Ásia, Molang ganhou popularidade com o aplicativo que ensina as crianças nas tarefas básicas do dia a dia, por meio de jogos educativos.
Com apenas 7,5 cm e 40g, o boneco Playmobil, criado em 1974, tornou-se um ícone. Até hoje foram criadas mais de 4 mil versões. A marca possibilita uma forte conexão na família, já que é um personagem que passa de pai para filho. Para impulsionar ainda mais a propriedade será lançado um filme que trará uma mistura de live action e animação. Outra grande novidade é Rainbow Ruby, que é uma garotinha de apenas seis anos que por meio do arco-íris vai parar na “Rainbow Village”. Neste vilarejo pode ser o que quiser e em cada episódio ela tem uma profissão. O desenho será veiculado no Brasil pelo SBT e Discovery Kids, além disso, a propriedade terá cunho social já que parte da renda obtida com a licença irá para os projetos educacionais da UNESCO.

Forte campanha para a marca Capricho e de olho no público geek

Trabalhando com marcas conceituadas e que já se tornaram cases de sucesso no mundo das licenças, como Galinha Pintadinha, Coca-Cola, Capricho, The Simpsons, Paul Frank e muitas outras, a agência Redibra informa que para a temporada de volta às aulas 2018 haverá uma importante campanha para a marca Capricho. “Trata-se da maior marca teen da América Latina. Vendemos mais de 13 milhões de produtos ao ano e são mais de 14 milhões de fãs nas redes sociais. A Capricho está na vida de 2 a cada 3 adolescentes. Por todas essas razões a marca merece um superdestaque no próximo volta às aulas. Temos três grandes licenciados de artigos escolares: Polibras, Tilibra e Dermiwill (DMW) que estarão envolvidos na campanha que trabalharemos. Haverá sorteios semanais de prêmios e ao final serão sorteados cinco iPhones. Estaremos com divulgações na TV, rádio, revistas e nas redes sociais. Será uma das maiores campanhas já trabalhadas para o período”, declara Julia Abeid, gerente de marketing da Redibra.
Também haverá uma campanha de volta às aulas para os produtos do Show da Luna, envolvendo as empresas Jandaia e Pacific. No formato “Comprou, Ganhou”, em que os consumidores levarão para casa um copo de colorir. Ainda serão formatadas campanhas para as franquias The Simpsons e Paul Frank.
A gerente da Redibra afirma que o volta às aulas é um importante termômetro de como o mercado de licenciamento reagirá ao longo do ano, por isso, a agência se esforça para juntamente com seus parceiros comerciais investir no período.
Quando perguntada sobre as atuais tendências no universo das licenças, declara que as propriedades voltadas ao público geek, jovem e adulto estão em alta, havendo muitas possibilidades para serem trabalhadas. “Por isso, marcas como Coca-Cola, Paul Frank, Super Mario e The Simpsons continuam tendo um grande potencial de crescimento”, justifica Julia.
Alvinnn, Miraculous e D.P.A

Em 2018 o foco do canal Gloob está em suas marcas, mantendo a estratégia de trabalhar com qualidade e não quantidade. Além disso, o propósito é estar cada vez mais presente no varejo.
Ocupando o terceiro lugar no ranking de audiência entre as crianças, a empresa que passou a cuidar neste ano dos seus programas de licenciamento destaca que a próxima temporada de negócios será a oportunidade de explorar a franquia Alvinnn e os Esquilos, que estreou no canal em 2015 e dá ótimos resultados de audiência, inclusive com o público adulto. “A propriedade tem essa característica, de encantar também os adultos, por isso, é uma licença que tem forte memória afetiva, passa de pai para filho. Começamos no segmento escolar com cadernos (São Domingos) e mochilas (Xeryus) e a linha deve crescer substancialmente”, declara Sabrina Freitas, gerente de licenciamento de marcas Gloob.
Sobre Miraculous – As aventuras de Ladybug, que entrou na grade de programação em 2016 foi um verdadeiro ‘blockbuster” no mercado de licenciamento. Logo no início do programa já contava com grandes empresas parceiras. “São mais de 35 licenciados e não temos a menor dúvida de que no volta às aulas 2018 continuará sendo um grande sucesso”, aposta Sabrina. Um fato curioso da propriedade no mercado brasileiro, lembra a gerente, é que aqui o personagem parceiro da Ladybug, o destemido Cat Noir, ganhou muita força, inclusive haverá linhas exclusivas para o super-herói, agradando os meninos que curtem o personagem. Aliás, de modo geral, as marcas do Gloob têm como característica o fato de agradar tanto meninos, quanto meninas.
A marca criada pelo Gloob que foi crescendo juntamente com o canal e obteve um grande sucesso no setor de licenciamento, D.P.A – Detetives do Prédio Azul, direcionada para meninos e meninas de 4 a 8 anos vem com tudo na temporada 2018. A série que foi parar nas telas de cinema neste ano, terá no segundo semestre do ano que vem mais um filme, devendo impulsionar ainda mais a marca. Atualmente há cadernos, linha de escrita e a tendência é expandir para outras categorias de produtos escolares. “Nós acreditamos muito em nossas marcas. Quem comprar, vai vender!”, garante Sabrina, lembrando que para 2018 a empresa irá realizar um trabalho ainda mais intenso no varejo. “Na temporada 2016 realizamos 220 ações nos PDV’s (entre diferentes tipos de ações, materiais de merchandising, Meet & Greet). Em 2017 em sete meses já foram 23 mil ações realizadas. Claro que este ‘salto’ nos números se deve não apenas aos nossos esforços, mas também ao apoio e a parceria que temos das empresas licenciadas. Ainda teremos muito trabalho em 2017 e 2018 será ainda melhor e receberá mais investimentos!”

O universo digital e os jovens talentos

Com o propósito de atingir o público adolescente, que segundo Juliana Praia, executiva da Kasmanas, sempre acabava tendo poucas opções no universo das licenças, a aposta agora é no universo digital e nos jovens talentos (atores, cantores, que também são youtubers), como João Guilherme, Maisa, Larissa Manoela, Boca Rosa, Julia Silva, Nah Cardoso, Julia Silva e tem também Any Malu o único desenho que conta as aventuras de uma youtuber. Embora tenha vindo do mundo editorial, a marca Todateen segue forte no portfólio da Kasmanas e hoje presente em uma plataforma 360º, promove festivais com youtubers, está nas redes sociais e representa o estilo e comportamento de muitas adolescentes.
Outra novidade é a propriedade Larvas. O curta em 3D traz a história de duas engraçadas larvas. Com mais de 24 bilhões de visualizações no youtube, mais de 260 episódios prontos, com veiculação na Netflix e Disney Channel, em 2019 as Larvas irá para as telas do cinema.

Ben10 e As Meninas Superpoderosas

A aposta do Cartoon Network continua sendo nas propriedades:  Ben10 e As Meninas Superpoderosas. Sucesso entre o público, essas duas franquias já são consolidadas no mercado e bem-sucedidas em termos de audiência. O Ben 10, por exemplo, é um fenômeno de vendas desde 2006 gerando 4,5 bilhões de dólares no varejo global. Já foram produzidas 4 temporadas (mais de 200 episódios) e 4 filmes para TV. E após 10 anos de seu lançamento uma nova série totalmente renovada chega para conquistar uma nova geração de crianças em todo o mundo. “O novo Ben10 já estreou em grande estilo: o desenho chegou ao topo da audiência como o programa mais assistido no Cartoon Network entre crianças de 4 a 11 anos na TV paga. E o sucesso não para por aí, o programa foi líder no Cartoon Network entre os garotos com TV paga, na mesma faixa etária. O desenho foi responsável por aumentar a audiência em 98% em relação à média do canal, que já é o mais visto do Brasil por 27 meses consecutivos, entre crianças de 4 a 11 anos com TV paga, e segue com performance superforte em toda América Latina e mercados internacionais”, explica Cidinha Figueira, diretora de licenciamento da Turner do Brasil, conglomerado de mídia proprietária do Cartoon Network. Os dados apresentados têm como fonte a Kantar IBOPE Media.  No volta às aulas 2018, a propriedade estará em produtos escolares da Dermiwil e Tilibra.
A executiva lembra que Ben10 tem uma característica interessante para ser trabalhada pelos licenciados. “Ele é o único super-herói de 10 anos com um dispositivo tecnológico, o Ominitrix, capaz de transformá-lo em diferentes Aliens com distintos poderes para enfrentar os mais poderosos vilões. Esses 10 Aliens trazem para os produtos uma colecionabilidade natural, tão desejada no desenvolvimento de produtos. Tudo isso gera uma conexão incrível com as crianças de hoje.”
Enquanto isso, As Meninas Superpoderosas atendem a uma importante demanda de mercado ao representar garotas empoderadas, conectadas e independentes. A série original foi responsável por gerar 2,5 bilhões de dólares em vendas globais, sendo que o Brasil foi o mercado onde a marca obteve maior longevidade. “As Meninas Superpoderosas marcaram fortemente uma geração e acreditamos que temos a fórmula perfeita para engajar novos fãs e proporcionar uma experiência incrível aos nossos consumidores. No volta às aulas 2018, As Meninas Superpoderosas estarão em artigos da Sestini, Jandaia e DAC”, declara a executiva, acrescentando que franquias como Hora de Aventura, Gumball e Urso sem Curso também estarão presentes com produtos nos pontos de venda.
O varejo é uma das prioridades da Turner do Brasil. O trabalho com mais de 30 licenciados e redes varejistas parceiras possibilitará, segundo a diretora, a implementação de inúmeras ativações ainda em 2017 e ao longo de 2018. “Os lojistas serão abastecidos com materiais exclusivos e ações especiais também serão desenvolvidas pelos licenciados nos seus respectivos clientes, destacando assim os produtos Cartoon Network.”

Patrulha Canina, Shimmer & Shine, Blaze and The Monster Machines

A Viacom traz opções para diferentes targets na temporada escolar 2018. O destaque é a Patrulha Canina – a marca pré-escolar mais vendida no mercado de brinquedos – garante grandes novidades em artigos escolares. Haverá linhas de mochilas, lancheiras e estojos produzidos pela Xeryus, opções de cadernos da Foroni, linha de escrita da Molin e pastas e aventais desenvolvidos pela DAC. Tem também Shimmer & Shine – as irmãs gêmeas aprendizes de gênio – propriedade que traz muita magia, cores vibrantes, dança, música, humor e reforça a importância do trabalho em equipe e da amizade. A outra aposta é Blaze and The Monster Machines, a série que acompanha as aventuras do garoto AJ e seu incrível monster truck Blaze. Shimmer & Shine e Blaze and The Monster Machines terão linhas de mochilas, lancheiras e estojos da Xeryus e opções de cadernos da Foroni. Para o público infantil e juvenil, a Viacom cita as franquias do Bob Esponja e Tartarugas Ninja.  “Neste volta às aulas 2018 a procura por nossos produtos está mais forte do que nunca!”, comemora Angela Cortez, diretora sênior de licenciamento da Viacom Brasil.

Mini Divas e Crayzito

A empresa do Grupo Uatt traz para a temporada 2018: Mini Divas e Crayzito. Tanto Mini Divas quanto Crayzito seguem os passos da Bubu e as Corujinhas – que virou sucesso como uma linha com mais de 120 produtos da Uatt? e só depois tornou-se um personagem de desenho exibido pela Disney Channel e Disney Junior para toda América Latina e com a TV Cultura, em canal aberto e, só então, é que ganhou um programa de licenciamento da Up! Content Co. Tanto Mini Divas, quanto Crayzito já são linhas de artigos vendidos no varejo pela Uatt? com excelente aceitação. As Mini Divas, por exemplo, estão aplicadas em mais de 200 produtos. “Seguimos o caminho contrário da maioria das empresas. Normalmente a animação faz sucesso e depois licencia seus produtos. E a Bubu nos mostrou que o inverso também dá muito certo. Por isso, vamos licenciar a propriedade intelectual de dois novos personagens e começarmos o processo de transformá-los em animação”, conta Rafael Biasotto, fundador e CEO do Grupo Uatt.
As Mini Divas compõem uma linha voltada para meninas. Alegres, divertidas e falantes, estão sempre trocando segredos e dicas infalíveis para manter os cabelos sempre macios, o tule da saia do balé sempre impecável, a nota da escola sempre no azul e o grande segredo de “serem melhores amigas para sempre”.
Já o Crayzito tem seis anos de idade e quer ser tudo ao mesmo tempo. Concebido pelo mesmo criador da Bubu e as Corujinhas, o artista plástico Luciano Martins, o personagem sonha e se transforma em qualquer personalidade que gostaria de ser quando crescer.

A sempre amada Turma da Mônica

“O licenciamento é uma das nossas maiores forças. Nossos produtos, que são para toda a família, aliam inovação e entretenimento à educação e conquistaram gerações de consumidores”, comenta a diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções, Mônica Sousa.
Com mais de 50 anos de história, a Turma da Mônica é uma das marcas mais admiradas do Brasil. Nascidos nas histórias em quadrinhos e inspirados em pessoas de verdade, os personagens refletem valores educacionais como ética e respeito às diferenças, por isso, Turma da Mônica é para toda a família. Em constante atualização, a Mauricio de Sousa Produções leva a Turminha para todas as plataformas onde é possível brincar e imaginar, como revistas (mais de um bilhão de exemplares vendidos), livros, filmes, desenho animado, espetáculos teatrais, games, apps e tem mais de 3 mil produtos licenciados.
Inspirada em toy art, Mônica Toy é uma animação minimalista e moderna. Os episódios não têm diálogos, o que torna possível o entendimento em qualquer lugar do mundo. Os personagens têm características marcantes e passam por situações surreais em episódios de curta duração. No youtube a série já ultrapassa 215 milhões de visualizações mensais, com lançamentos semanais nos canais oficiais.
Outra nova opção de licenciamento é O Bairro do Limoeiro. A série que se passa no bairro que sempre foi palco das aventuras da clássica Turma da Mônica. Dinâmicos e com uma proposta visual que homenageia os primeiros personagens de Mauricio de Sousa, com traço atemporal, os episódios mesclam a estrutura narrativa dos tempos atuais com o humor das histórias clássicas em quadrinhos, trazendo para um único universo diversas turmas de personagens. Em parceria com a Cartoon Network, a série tem estreia prevista para 2018.
O primeiro filme live action da Turma da Mônica, Laços, é baseado na graphic novel homônima mais vendida no mercado brasileiro, narra a história de amor incondicional de uma criança pelo seu cãozinho e a importância da amizade. A história, que chega aos cinemas em 2018, une o clássico dos personagens do Mauricio de Sousa a uma narrativa repleta de emoções e perigos.

Gudetama e o novo conceito Hello Sanrio

A empresa Sanrio, criadora e licenciadora da Hello Kitty apresenta novidades como o Gudetama, um ovo muito preguiçoso que fica o tempo todo em sua clara e coberto com um bacon, além do novo conceito Hello Sanrio, que trabalha diversos personagens da empresa de maneira inusitada e divertida, entre eles, Chococat, Keroppi, My Melody e Badtz-Maru.
XERYUS

Para a gerente de marketing da Xeryus, Carolina Turtelli de Andrade, o licenciamento é uma ferramenta de grande importância que permite conquistar novos clientes, alavancar vendas com maior rapidez e aumentar o share. “Os produtos licenciados agregam valor, são mais procurados e bem aceitos devido à identificação imediata do consumidor com a marca/personagem, que até aceita pagar um pouco mais quando acontece o envolvimento emocional. Somado a tudo isso, quando as licenças estão na mídia e possuem uma adequada exposição  no ponto de venda, o sucesso é garantido!”, afirma Carolina.
O atual portfólio Xeryus traz mochilas, lancheiras, estojos, lancheiras, mini bags e string bags das franquias Fadas, Shimmer & Shine, Shoppies, Monstros, Alvinnn, Porto Papel, Smilinguido, Thor – Ragnarok, DC Super Friends, Blaze and The Monsters Machine, Gudetama, Looney Tunes, Nick Retrô (Rugrats, Hey Arnold, Ren and Stim e Cat Dog), Nico Boco e Fifa.