Fone
Notícias
CATEGORIA DE PRODUTO – Tintas e Pincéis
16/07/2018

Está aí uma categoria que oferece infinitas possibilidades para serem trabalhadas. As principais marcas apontam seus lançamentos, as linhas carros-chefe e os diferenciais dos seus produtos. Faça as suas escolhas e venda de janeiro a janeiro.

 

AS TINTAS

BIK BAMBINI

Atóxicas e certificadas pelo Inmetro (ABNT NBR 15236), atendendo todos os requisitos de qualidade, as tintas Bambini para o segmento escolar são disponibilizadas nas versões: pintura a dedo Bambini Plus e Guache, ambas em frascos de 15 ml e em seis cores. O fabricante declara que as suas tintas guache são mais viscosas e este aspecto pastoso, facilita bastante na hora da pintura, inclusive prevenindo possíveis vazamentos e diminuindo as sujeiras feitas pelos pequenos.

COLORMAKE

Especialista em tintas faciais, a marca destaca as seguintes linhas: Colormake Kids, desenvolvida após inúmeros testes dermatológicos com pigmentos específicos para a pele das crianças e com o devido registro na Anvisa; Caixa Líquida Kids com 6 potes de 15 ml cada; Tinta Líquida Fluor (que brilha quando exposta a luz negra) comercializada em 6 potes de 15ml cada + pincel e os Glitters Pó produzidos em poliéster, de acordo com o fabricante, matéria-prima que tem qualidade superior ao PVC, apresentando intenso brilho. O produto vem em 12 potes de 3g cada.

GRUPO FILA

São 14 opções de cores da Têmpera Guache Giotto comercializada em potes de 250 ml. Segundo a marca, trata-se de uma tinta guache com máximo poder de cobertura e rendimento, desenvolvida para trabalhos escolares sobre papel, madeira e EVA.

KERAMIK

As novas tintas acrílicas Amsterdam Ink, distribuídas pela Keramik, têm textura fluída e, segundo a empresa, são altamente pigmentadas. Disponíveis em cores vibrantes e tons metálicos, as tintas estão acondicionadas em frascos de 30 ml, com boca larga, visando o máximo aproveitamento do produto, que pode ser usado com o auxílio de pincéis, bicos de pena ou com o próprio conta gotas acoplado na tampa.
Para os ilustradores têm os estojos de aquarela em pastilha Rembrandt e Van Gogh. Compactos, facilitando o transporte, estes estojos são disponibilizados nas versões em plástico ou metal, e possuem cavidades para misturar as tintas. Há a possibilidade de recarga por meio das tintas em tubos.

 

ROSTINHO PINTADO

Investindo continuamente no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos seus produtos, a Rostinho Pintado apresenta seus lançamentos para 2018, todos atóxicos e aprovados pela ANVISA. São quatro novas linhas: uma delas, para uso profissional, é composta por tintas líquidas em embalagens de 170 ml, com a proposta de dar mais praticidade e economia aos maquiadores. Com textura agradável, cheirinho de tutti-frutti e secagem rápida, a linha desenvolvida à base de água e glicerina vem em 23 cores, entre tons tradicionais, metálicos e fluorescentes. A segunda novidade, sendo a tinta em pó Holi Party, disponível em embalagens de 50g e 100g e em 13 cores é ideal para colorir temporariamente o corpo, roupas e ambientes. Essa tinta é muito usada em festas como a Holi (ou Festival das Cores) – realizada anualmente na Índia para comemorar a chegada da primavera. As outras duas novidades são o gel glitter cremoso em blister para atender o mercado de autosserviço, comercializado em kit com 6 frascos (cores perolado, ouro, prata, pink, azul e verde) de 20 gr cada + pincel; e o glitter pó fluorescente que vem em práticas torres de rosquear. Com efeito neon, que brilha na luz negra, é utilizado para complemento de maquiagem ou para dar um toque moderno ao visual, sendo comercializado nas cores rosa, azul, laranja, verde e amarelo.

SUMMIT

Com formatos e cores que auxiliam no desenvolvimento dos pequenos. Os produtos pré-escolares da Summit são atóxicos e certificados pelo INMETRO. Além do conceito da durabilidade, trazem funcionalidades especiais com o propósito de oferecer as ferramentas certas para que o ciclo criativo aumente. Por exemplo, a empresa tem a aquarela em esponja e as bisnagas guache, estas últimas em cores clássicas, glitter e neon, facilitando o aprendizado e até mesmo o desenvolvimento motor, com formato ideal para as pequenas mãozinhas. Além disso, elas vêm com pincel na ponta, oferecendo mais praticidade na hora de colorir.

TILIBRA

O lançamento da temporada é a tinta guache Académie. Em 6 cores (preto, branco, vermelho, amarelo, azul e verde) e em potes de 15ml é indicada para trabalhos artísticos e escolares, em papel, papel cartão ou cartolina, ajudando no desenvolvimento da criatividade, coordenação motora e percepção das cores.

OS PINCÉIS

CONDOR

São diversos modelos de pincéis e acessórios desenvolvidos pela Condor para uso artesanal, profissional e escolar, atendendo os mais diferentes estilos de arte. “Estamos constantemente ampliando o nosso portfólio com novidades. Fomos pioneiros em novos formatos de pincéis, em usar filamento sintético e na literatura técnica sobre a utilização e manutenção desses produtos. Nos orgulhamos em ser uma empresa líder nacional na fabricação de pincéis para pintura artística e possuir uma extensa linha que cresce a cada ano, sempre com o intuito de oferecer o que existe de mais atual no mercado das artes”, declara a técnica em pincéis da Condor, pós-graduada em arte terapia e história da arte, a educadora Denise Emery.
Com o propósito de explorar o uso dos pincéis e acessórios artísticos nas escolas e auxiliar os professores nas salas de aula no desenvolvimento das suas atividades, proporcionando uma rica ferramenta de consulta, a Condor desenvolveu o projeto “Pintando Futuro” que traz propostas de conteúdo em formato de e-books.
Em relação aos produtos, na categoria Artesanato, a Condor tem pincéis em cerdas nas linhas tela/tecido e na stencil; os pincéis com pelo de orelha de boi nas linhas tela/madeira; pincéis com pelo de pônei na linha porcelana, há também de filamento sintético em grande variedade de formatos que possibilitam o uso de técnicas específicas e uma linha decorativa com pincéis que proporcionam agilidade e definição nas formas, com pinceladas direcionadas. Na categoria Profissional tem os pincéis com pelo de Marta na linha arte aquarela; com filamento sintético (linha Arte/Aquarela); com filamento sintético Toray (linha Tela), além de uma infinidade de acessórios como mousse, trinchas, pincéis modeladores, godês, pinta bolinhas, rolos, espátulas etc. Para uso escolar as opções são pincéis de pelo de pônei; de cerda (cabo curto e longo); pincel sem virola e pelo de pônei; broxinha e batedor de espuma.

PINCÉIS CASSIA

Uma boa variedade de pincéis também é encontrada no mix da Pincéis Cassia. São opções para todas as necessidades e tipo de artesanato. Para o segmento escolar, a empresa destaca a linha produzida com pelo de pônei ou de camelo, que pode ser usada nas mais variadas superfícies, como papel, tecidos finos, vidros, cerâmica, gesso, resina e biscuit. É um tipo de pincel muito utilizado nas escolas já que atende e facilita os movimentos infantis na execução dos trabalhos manuais. Também para o uso escolar há linha de cerdas naturais em formato chato, que tem como característica a versatilidade já que o pincel pode ser utilizado em várias superfícies. E, no artesanato essa linha é bastante usada para dar efeito de pátina vintage.
Na linha artística, a Supervisora Nacional de Vendas da Pincéis Cassia, Tânia Falsoni, explica que o grande diferencial é que os pincéis da empresa são produzidos artesanalmente por pinceleiros que têm como preocupação a qualidade. Dentre os mais vendidos, aponta Tânia, estão os modelos 121, no formato chato e 205 no formato redondo, ambos feitos de pelo de orelha de boi. “O pelo macio e flexível faz pinturas finas com acabamento clássico e perfeito. São usados em madeira, cerâmica, gesso, resina, vidro, papel e biscuit. Queridinhas dos artesãos e artesãs, a linha 427 (formato chanfrado), 426 (filbert) e 424 (formato chato), todos com filamento sintético mesclado, são pincéis flexíveis e sedosos, o que facilita a realização de sombras usadas na pintura country e detalhes decorativos como folhas, flores, olhos, contornos e outros”, acrescenta Tânia.
A Pincéis Cassia está com um importante lançamento, a linha 430, um pincel desenvolvido para atender a técnica de pintura Bauer – a pintura camponesa criada na Alemanha por agricultores. “A pintura bauer retrata flores, rosas, tulipas, miosótis, margaridas e peônias, todas realizadas com pinceladas sutis por meio desse pincel de formato redondo e filamento sintético, o que o torna muito especial”, destaca Tânia.

KERAMIK

A Gerente de Marketing da Keramik, Lara Vohringer, observa que os pincéis de pelos sintéticos vêm tendo uma grande procura e estão cada vez melhores devido o emprego de novas tecnologias e da qualidade das matérias-primas empregadas, oferecendo alta durabilidade e resistência, além de proporcionarem mais suavidade ao acabamento da pintura. “É nítida também a diversidade nesta categoria para atender as diferentes necessidades. Outro aspecto observado é que com a popularidade das redes sociais, novas técnicas de pintura são aprendidas com maior velocidade e facilidade, com isso o desenvolvimento de novas ferramentas também ocorre com maior agilidade. Por fim, para aqueles que não abrem mão da estética, há novos acabamentos para os cabos. Por exemplo, a nossa linha de pincéis Keramik Mini Brush apresenta cabo extra curto com pintura emborrachada, oferecendo ao artista maior equilíbrio e firmeza durante a utilização, enquanto que os pincéis da linha Collection têm cabo colorido decorado para os consumidores que apreciam produtos com design diferenciado”, cita Lara.
A Gerente de Marketing explica que na categoria de pincéis para uso artístico, os produtos são elaborados para oferecer maior precisão e trazem alguns atributos específicos para atender as necessidades das técnicas a que se destinam. “Por exemplo, um pincel para aquarela tem pelos macios cuja principal função é reter a maior quantidade possível de água e tinta.” Já para o uso escolar, os pincéis devem oferecer maior durabilidade e melhor custo-benefício, pois atendem um público que está aprendendo a usar este tipo de ferramenta. Mesmo assim, devem apresentar boa qualidade, para que a criança obtenha bons resultados em seus trabalhos e se sinta motivada a continuar desenvolvendo sua criatividade.”
Em seus recentes lançamentos, a Keramik apresentou a linha 111S formada por pincéis em formato redondo com cabo longo na cor bordô. “São pincéis utilitários, versáteis e macios, que atendem a várias técnicas de pintura. Além disso, oferecem um excelente custo-benefício. Outra novidade que apresentamos é o pincel 30R, cujo cabo funciona como um reservatório de água, proporcionando praticidade ao artista na hora de diluir tinta e aquarelar a pintura”, apresenta a Gerente de Marketing.

TILIBRA

Com mais de 20 opções de pincéis em seu portfólio, a Tilibra atende de profissionais a amadores da arte, além da possibilidade do uso desses produtos na fase escolar, favorecendo o aprendizado e desenvolvimento infanto-juvenil. Para uso escolar, em telas com tinta óleo ou acrílica, e para uso em tecido ou madeira, o fabricante oferece o pincel Chato TB15. Com numeração 2 ao 20, suas cerdas brancas permitem dar acabamento em stencil, pintar madeira, fundo em tela e, também, acabamentos em trabalhos escolares. Ou seja, um pincel versátil que pode ser utilizado em qualquer tipo de trabalho. Tem também o pincel Redondo TB66, de cabo curto e pelo de camelo, do nº 2 ao 20, voltado às atividades escolares devido o seu formato anatômico e com pelos muito macios, que atendem perfeitamente aos primeiros projetos infantis. Pode ser utilizado com tinta acrílica, guache e pintura de dedo. Enquanto isso, com cerdas gris e cabo curto, o pincel Broxinha TB35, nº 0, é o modelo indicado para luz seca e pode ser usado para marcação em stencil e também escolar. Por fim, o modelo pincel Redondo TB 08, nº 0, de cabo curto e pelo sintético, que é ideal para traços, filetes, detalhes, assinaturas e contornos. “A principal característica dos pincéis são os filamentos, ou seja, as cerdas, que devem ser bastante macias para não deixar evidenciado as marcas das pinceladas e para que, também, possam servir para esfumaçar”, comenta o Supervisor de Novos Negócios, Douglas Takahashi, acrescentando que todos os produtos da marca são oferecidos em embalagens blisters que facilitam a exposição no varejo e no autosserviço.