Fone
Notícias
CATEGORIA DE PRODUTO – Infinitas possibilidades na escrita
19/09/2017

Com investimentos contínuos nas áreas de qualidade e inovação, a BIC® se propõe a entregar o produto ideal para todos os tipos de demandas.  Em esferográficas são cinco opções de pontas (0.7, 0.8, 1.0, 1.2 e 1.6 mm) e 12 cores.  A marca provou que é possível levar modernidade a produtos clássicos como a sua tradicional esferográfica Cristal ao lançar a BIC® Cristal Up. Uma versão clean com corpo branco, clip e ponteira em oito opções de cores, correspondendo as cores das tintas. Inovações relacionadas à praticidade têm cada vez mais relevância para os consumidores, por isso, a BIC® desenvolveu a Cristal Clic com acionamento retrátil e sortimento de oito cores.
Em sua linha de esferográfica, a BIC® ainda destaca a Cristal Dura+ (item ícone da marca); Cristal Precisão com ponta 0.8mm, visando uma escrita precisa e macia; e a Cristal Fashion com cores vivas e ponta 1.2mm para uma escrita ainda mais confortável e macia.
A marca BRW para desenvolver os seus produtos de escrita leva diretores ao exterior em busca de novas matérias-primas, tecnologias, ideias e tendências e, em paralelo, o departamento de criação realiza pesquisas de mercado com representantes, lojistas e clientes finais, visando o desenvolvimento de embalagens atraentes, modernas e que se destaquem nas prateleiras. Na linha de esferográficas  oferece dois modelos: uma com ponta 1.0 mm e corpo cilíndrico e a outra com corpo triangular e ponta 0.7 mm, comercializadas em caixas com 50 unidades. “Para ambos os modelos disponibilizamos tintas nas cores azul, preta e vermelha. Por falar em tinta, a nossa seca rapidamente, evitando borrões e proporcionando uma escrita macia”, explica Bruno Borgonovo, diretor da BRW.

Para atender o autosserviço

Com o propósito de atender as lojas de autosserviço, a Carimbras lançou neste ano as embalagens no formato blister com três canetas. O fabricante disponibiliza esferográficas nas pontas 1.mm e 0.7mm no formato sextavado para mais conforto na escrita devido a empunhadura triangular, além da versão cilíndrica. “Prezamos pela qualidade dos nossos produtos e atendemos todas as normas de segurança. Oferecemos um produto com excelente custo-benefício, já que as nossas canetas escrevem mais de dois mil metros e apresentam validade indeterminada”, ressalta Maykon Bremm, diretor comercial da Carimbras.

Esferográfica tem tinta apagável

A linha Frixion Ball, da Pilot, é o que a empresa traz de mais novo em esferográfica. Sua tinta foi desenvolvida com a tecnologia que torna possível apagá-la apenas friccionando a borracha presente na ponteira da caneta, sem danificar o papel. Isso ocorre porque a tinta frixion submetida a 60 graus torna-se incolor. Com ponta de aço inox 0.7mm e esfera de tungstênio, a esferográfica da Pilot tem grip em borracha para mais conforto ao escrever e vem em cinco cores de tinta: azul, preta, rosa, vermelha e violeta.

Tinta com baixa viscosidade

O diretor comercial da Molin, Ricardo M. Santos, conta que a empresa está investindo em tintas de baixa viscosidade, trazendo assim uma experiência mais confortável para a escrita. “Avaliamos tendências mundiais, desenvolvemos novos desenhos e fazemos muitos testes para chegarmos ao produto final.  Oferecemos diversas opções em esferográficas, que incluem desde as canetas mais básicas de escrita média e fina até as versões com tintas especiais, retráteis e com grip. Recentemente optamos pela tinta de baixa viscosidade, que proporciona uma escrita supersuave. Com essa característica apresentamos a esferográfica básica “A-One” disponível nas cores básicas e mais quatro em tons especiais, com escritas média e fina. Também temos a nova Ultraball, com o mesmo tipo de tinta, mas com um design diferenciado, além de ser retrátil, ter clip metálico e grip emborrachado”, cita Ricardo.
Escrita mais suave e versão multifuncional

A nova tecnologia de tinta chamada Gel Liquid é o destaque da Newpen para a sua linha de esferográfica Clic Sensations. “Esse tipo de tinta proporciona uma escrita bastante suave”, declara o diretor da Newpen, Charles Fann. Com sistema retrátil, a caneta está disponível nas pontas fina 0.7mm e média 1.0mm, em 16 versáteis cores. Também há a opção com grip emborrachado para mais conforto do usuário.

Pegando carona no sucesso dos emojis, o fabricante lançou uma linha com ponta 1.0m que traz cinco opções das famosas carinhas, além da versão cocô, segundo a empresa, o modelo mais vendido. Pensando nas necessidades de profissionais como engenheiros, arquitetos e designers, foi lançada a Politec, uma esferográfica com várias funções. Com tinta azul, tem régua na lateral (em cm e polegadas), chave Philips/fenda, nível e touchscreen para smartphone.
A Newpen também traz novidades no segmento de caneta gel com uma tinta apagável. Muito embora leve o nome de lápis líquido, a caneta gel está disponível nas cores azul e preto. Para apagar a escrita em papel basta usar a borracha da tampa, já em tecido é preciso utilizar o ferro de passar. Sua carga é recarregável e a estrutura em metal.

Ergonomia e design lado a lado

As esferográficas da TRIS são disponibilizadas em diversos modelos para atender a diferentes perfis de consumidores, sem perder o foco em sempre aprimorar o conforto na escrita. Na linha Slide, por exemplo, as opções são: com ponta 1.0 mm e tinta nas cores básicas (azul, preto e vermelho) e fashion (rosa, verde, roxo, laranja e azul claro); a Retrátil com sistema retrátil, grip emborrachado e ponta 0.7mm desenvolvida nas cores básicas (azul, preto e vermelho) e fashion (verde, rosa, azul claro e roxo) e tem ainda a descolada Pop com corpo em cores sortidas e tinta azul.
Como o próprio nome sugere, a linha Comfort tem como prioridade oferecer conforto ao consumidor, sendo totalmente ergonômica. Com corpo triangular e grip emborrachado vem em cores básicas e fashion. Dela tem ainda a prática opção retrátil com carga que escreve até 1500 metros, destaca o fabricante. A praticidade também é a característica da Color Mix, a caneta 4 cores com ponta 1,0mm nas versões cores básicas (azul, preto, vermelho e verde escuro) e fashion (azul claro, roxo, rosa e verde claro).
A especialista de marketing da Summit, Vanessa Moreno, analisa que devido o crescimento do hand lettering – a técnica de desenhar letras a mão e brincar com suas formas – a demanda pelas canetas géis vem crescendo, atendendo as necessidades de quem deseja realizar decorações nas escritas. Em breve, a marca trará novidades para essa categoria de canetas. “Por passarem mais tempo usando as canetas é preciso que as versões em gel também sejam ergonômicas, razão pela qual investimos em detalhes que fazem a diferença como os grips emborrachados”, afirma Vanessa.

Tecnologias exclusivas e design inovador

O trabalho da Faber-Castell consiste em inovar por meio de dois pilares: entendimento do consumidor e qualidade superior. “A nossa inovação não é mera questão de modismo, mas um meio de assegurar nosso próprio futuro e fornecer valor agregado aos nossos consumidores”, declara Eduardo Ruschel, diretor de marketing e inovação da Faber-Castell. As esferográficas da marca contemplam: a Xtreme com grip emborrachado, tinta especial de baixa viscosidade, possibilitando uma escrita macia e que desliza mais facilmente no papel; a Xtreme Colors nas cores azul claro, rosa e roxo com corpo transparente, ponta metálica e clip na cor da tinta que vem em uma caixa display com o novo sistema “Ready to Display”, ou seja, a embalagem se transforma em um mostruário. Com as exclusivas esferas antideslizantes para maior firmeza no traço a Grip Retrátil tem formato triangular e está disponível nas cores azul, preto e vermelho. Voltada ao público teen a Grip Retrátil Colors possui o corpo na cor da tinta e está disponível no azul claro, rosa e roxo. Seguindo o conceito de divertido e colecionável, a Mini Retrátil também atrai a atenção do público teen por ser um modelo mais cool, portátil e prático, tem grip emborrachado e vem nas opções de cores vibrantes como rosa, roxo, azul claro, azul, vermelho e preto. Já na linha Trilux, com ponta média 1.0mm, o formato triangular oferece conforto. Além das tradicionais cores azul, preta e vermelha, a versão Colors traz as opções azul claro, verde, rosa, laranja e roxo. A Faber-Castell também desenvolveu a Trilux Ponta Fina com 0.8 mm garantindo mais precisão no traço. “Na criação e desenvolvimento das nossas canetas esferográficas seguimos os mais rigorosos padrões internacionais de qualidade. Além disso, um design inconfundível e sempre atual é parte integrante da nossa filosofia”, ressalta Ruschel.
A Faber-Castell não tem canetas em gel, mas acaba de lançar a caneta Ice 061, com tinta semigel. Com um design atrativo e corpo translúcido colorido, o que possibilita a visualização de sua ponteira metálica, o fabricante destaca que além de ser de escrita fina, a tinta semigel proporciona uma experiência única: conforto aliado à alta precisão.  “Além de todas as suas vantagens em desempenho, a caneta possui proteção interna de silicone na tampa, garantindo maior durabilidade do produto. Encontrada nas cores azul, preta, vermelha, roxa e rosa, é destinada para o público que preza pela qualidade sem perder o estilo”, afirma o diretor.

Aprimoramento nas tecnologias

Presente nas listas escolares, as canetas hidrográficas são bastante utilizadas pelo público infantil nos trabalhos escolares e nas aulas de artes, mas também há um importante público adulto que faz uso destas coloridas canetas em seus trabalhos artesanais e nos projetos DIY (Do It Yourself), por exemplo. “Além da garantirmos cores vibrantes, nossas hidrográficas são desenvolvidas com pontas resistentes e duradouras, têm tintas que não secam – mesmo que destampadas por até três meses – e são atóxicas. A tendência para este segmento é trazer novas opções com desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias que permitam maior liberdade de uso”, destaca Felipe Favoretto, gerente de papelaria da BIC®.
O portfólio da empresa conta com as canetinhas hidrográficas Fantasia, que produzem um efeito de sobreposição e têm ponta cônica permitindo que o traço seja fino ou grosso; canetinhas hidrográficas Super com corpo grosso para facilitar o manuseio e ponta grossa (4.5mm) bloqueada, resistente à pressão durante a utilização; canetinhas hidrográficas Ponta Pincel super-resistentes e flexíveis, simulando efeito de pintura feita com um pincel de verdade e Canetinhas hidrográficas Mágicas que vêm com 12 unidades, sendo duas delas brancas, permitindo ‘apagar’ os desenhos e as escritas. Além disso, a tinta é lavável e as canetas têm o corpo decorado.

Atendendo as exigências do INMETRO

Ampliando a categoria de canetas hidrográficas, a BRW lançou a coleção PLUS, um modelo intermediário às outras duas versões que já constam em seu portfólio. As canetas vêm em blisters com 12 cores, têm corpo cilíndrico e tinta lavável, atóxica e resistente quando aplicada em papéis. “Nossos produtos são certificados pelo INMETRO vêm em embalagem atrativa e cores vivas”, afirma o diretor Rodrigo.

Coleções licenciadas

Anualmente, a Molin traz novidades em sua linha de canetas hidrocores. Por ser um produto de forte apelo infantil e infanto-juvenil a aposta é atrelá-lo aos principais personagens, embora o fabricante também tenha linhas básicas. Hoje, a coleção licenciada é formada por Avengers, Spiderman, Minnie, Hello Kitty, Moranguinho, Minions, Mickey e, mais recentemente, foi lançada a Patrulha Canina. “Nossas hidrocores possuem tinta lavável, pontas bloqueadas e grande capacidade de tinta. Suas cores são vivas e podem ficar até dias sem a tampa que não ressecam”, esclarece o diretor da Molin, Ricardo.

Tintas líquidas e ponta japonesa

Acaba de chegar no mercado a linha TRIS Liqeo com tinta líquida. “Apresentamos uma hidrográfica com cores bem intensas devido a maior fluidez. Além disso, a ponta é japonesa o que deixa as canetas ultrarresistentes e durante todo o tempo de vida útil do produto a ponta não é danificada. Sem cartucho de tinta ou feltro é possível enxergar a tinta dentro das canetas através de um inovador visor de tinta, desta maneira elas duram mais e podem ser aproveitadas até a última gota. Além da qualidade, o conforto também é muito importante e essa característica está contemplada nas hidrográficas Liqeo, que possuem corpo triangular e relevos na área da pega”, afirma a especialista em marketing, Vanessa.

Ponta que não afunda e versão 2 em 1

Com um portfólio de canetas hidrográficas destinado para cada fase da vida: pré-escolar, escolar, universitários e adultos, a Faber-Castell declara que realiza um intenso trabalho para aprimorar a qualidade, competitividade e inovação de seus produtos em direção às necessidades dos consumidores. Um dos destaques da categoria é a Canetinha Ponta Vai e Vem, que foi desenvolvida com base nas necessidades e expectativas de professores, pais e alunos, diagnosticadas em pesquisas realizadas pela empresa ao longo de três anos. “O produto traz uma tecnologia exclusiva e inédita, que impede que a ponta afunde, garantindo maior durabilidade. Estas canetinhas possuem, ainda, outros diferenciais como espaço para escrever o nome da criança – o que facilita a identificação do material. O produto disponibilizado em estojos com 6, 12 e 24 canetinhas, agora vem na versão Neon com seis tonalidades mais vivas”, explica o executivo da Faber-Castell, Ruschel.
Ideal para desenhar e contornar, com tinta documental em que o registro não sofre alterações com o passar do tempo ou condições de exposição, por essa razão indicada para assinar documentos, o fabricante apresenta a hidrográfica Fine Pen de ponta porosa ultrafina (0.4 mm); quem também possui tinta documental é a caneta Ponta Porosa com traço médio 1.0mm nas cores azul, preta e vermelha. Indicada para as pequenas mãozinhas, com tintas laváveis e ponta super-resistente tem a canetinha Jumbo; em cores metálicas e ponta pincel a canetinha Metallic é indicada para papel preto; a praticidade de duas cores em um único produto por meio da canetinha Bicolor que também possibilita dois tipos de traços; outro produto 2 em 1 é a canetinha Mini Duo com tinta lavável possui um lado para desenhar e colorir e o outro para carimbar e se divertir. O lado para desenhar e colorir possui uma superponta. Com as exclusivas esferas antideslizantes que garantem mais firmeza para pintar e formato ergonômico, a canetinha Grip é comercializada em estojos de 12 e 24 cores; e a canetinha Colors traz cores mais vivas e é lavável.
Com cores inspiradas em sensações e estado de espírito, a Faber-Castell apresenta a coleção Fine Pen Colors de ponta 0.4 mm e metálica, tinta à base de água e corpo triangular ergonômico, que proporciona uma escrita confortável e com traço preciso. Disponível em cartelas individuais e estojos com 4 e 12 cores.

Mais uma opção no mercado de hidrográficas

Para a temporada 2017/2018, a grande novidade da Tilibra fica por conta da comercialização no Brasil dos modelos Artline 200 com ponta 0.4mm. As 10 cores disponíveis são: preto, azul, vermelho, verde, marrom, laranja, lilás, amarelo, rosa e azul claro. “O principal público das canetas hidrográficas é o infanto-juvenil, que mesmo sendo jovem é exigente, sendo preciso estar atento às tendências e antecipar necessidades. Entretanto, com a ampla repercussão do “faça você mesmo”, as canetas hidrográficas ganham cada vez mais espaço entre o público mais velho, focado nas atividades de artesanato”, afirma Douglas Santana Takahashi, supervisor de produtos da Tilibra.
Tem marcador de texto apagável

A BIC®, por meio da sua linha BIC® Marking, traz para a categoria de marca texto produtos como o Marcador de Texto Apagável disponível na cor amarela.Com uma ponta marca o texto e com a outra apaga a tinta. Além disso, também oferece a possibilidade de alternar entre traços finos e grossos.  Já o BIC® Marking Marcador de Texto Ponta Flexível traz de inovador a ponta, que é estilo pincel, permitindo marcar traços finos, médios e grossos. Disponível na cor amarela, o produto tem ponta que varia de 1,0mm a 4,3mm. “A cor amarela continua sendo a preferida pelos consumidores, mas outras tonalidades também estão sendo bem aceitas pelo público, principalmente entre os fãs de projetos manuais”, declara Felipe, gerente de papelaria da BIC®.
Para os marcadores de quadro branco, o fabricante aposta nas cores vivas, no design moderno e na maior durabilidade. Em sua linha, um dos destaques e o BIC® Marking Marcador de Quadro Branco Recarregável com tecnologia de ponta bloqueada, formato cônico para escrita mais fina (2mm) e mais grossa (6mm), cores vibrantes de azul, vermelho, verde e preto. Um importante diferencial deste produto é o seu custo-benefício. Por ser recarregável, com refis de 10 ml por cor (exceto para a cor verde). Na categoria de marcadores permanentes, a marca aposta na variedade de cores e pontas.  Tem o BIC® Marking Metallic especialmente para escrever em superfícies escuras e nas cores metálicas prata e dourado; o BIC® Marking Marcador Permanente Recarregável com ponta chanfrada grossa, escrita de 3mm, ponta bloqueada, que não afunda ao longo do uso e ideal para marcação de caixa de papelão, flipchart, madeira, metal, entre outros. Outro destaque é o BIC® Marking CD e DVD que também escreve em Blu-Ray. Com grip emborrachado para maior conforto na hora da escrita e secagem rápida, o produto vem em 3 cores: azul, vermelho e preto. Com traço fino, de 0,6mm, também pode ser usado em superfícies como papelão, madeira e metal.

Aposta nas versões recarregáveis continua…

Trabalhando com marcadores permanentes e para quadro branco, a BRW inseriu versões recarregáveis na nova linha Prime. São duas opções de recargas: tinta e refil (esta traz na embalagem blister uma ponta extra). No caso dos marcadores recarregáveis com refil, o corpo do produto apresenta um visor para visualização do nível de tinta, assegurando comodidade e planejamento do usuário na compra da recarga. Os produtos são disponibilizados nas cores azul, preto e vermelho.
Os marcadores permanentes e para quadro branco da Gramp Line contam com sistema de recarga fácil. De acordo com o fabricante, além de oferecer mais praticidade e economia, também é uma prática sustentável uma vez que aumenta a vida útil do pincel. Nos modelos para quadro branco são disponibilizadas as versões QB-200 (recarga feita pela parte traseira do pincel) e QB-218 (recarga refeita por meio de refil de cartucho de tinta, protegida por um lacre de segurança. A tinta é liberada para o pincel somente com a retirada do lacre, no momento do uso). Ambos têm ponta acrílica de 2 – 3mm nas cores azul, preto e vermelho. Em marcadores permanentes também há dois modelos, o MP-300 e o MP-10 com pontas chanfradas e traço de 5mm, podendo ser usados em qualquer superfície sólida e com o sistema de recarga de tinta feito na parte traseira do produto. A Gramp Line destaca que seja nas versões mais antigas ou nas mais atuais, o que se pretende é oferecer produtos de qualidade, práticos, duráveis e econômicos, com pincéis mais resistentes e seguros, sem vazamento de tintas.

Tradição há mais de cinco décadas

Sinônimo de categoria nos Estados Unidos, a marca Sharpie tornou-se referência em marcadores permanentes, de texto e para quadro branco. Os produtos podem ser usados na maioria das superfícies como plástico, madeira, metal, pedra e, é claro, no papel, o que possibilita uma grande variedade de uso – de autógrafos à personalização de itens –, garantindo que sua tinta não irá sair facilmente. “Uma das tendências de uso que vemos fora do Brasil e que aos poucos está caindo no gosto nacional é o “self-expression”, ou seja, o uso dos marcadores para personalizar e customizar objetos. Como os nossos marcadores são indicados para quase todas as superfícies o seu uso é dos mais variados. Outras duas características que se destacam em nosso produto são: o grande sortimento de cores (são 24 opções em marcadores permanentes) e a qualidade da tinta, pois mesmo que o marcador permaneça destampado e a tinta seque, basta tampá-lo e aguardar 24h para que volte a funcionar”, assegura Eduardo Gomes Toledo Pereira Filho, Marketing Associate de Sharpie, acrescentando que a inovação está no DNA da marca. “Fomos pioneiros mundiais ao criar um marcador permanente em formato de caneta”, lembra.
O conceito de Sharpie está baseado em três pilares: marcar, destacar e comunicação visual. Assim como os marcadores de texto, os marcadores permanentes produzidos pela marca são divididos em dois modelos: Tank e Fine. O primeiro possui um diâmetro maior e sua ponta é chanfrada e resistente, sendo útil, por exemplo, para a identificação de caixas, arquivos etc. Já os marcadores permanentes Sharpie Fine possuem ponta em formato de ogiva (tipo de arco que define um ângulo em formato de curva), resistente, garantindo que a ponta irá resistir o uso até o final da tinta. Já os marcadores para quadro branco podem ser usados também no vidro e foram desenvolvidos para trazer maior vida útil ao quadro ou superfície usada, não deixando marcas com o tempo. No segmento dos marcadores de texto os produtos têm tecnologia que faz com que a tinta não borre o que foi escrito, sendo possível logo em seguida destacar o texto. São dois modelos nesta linha: o marcador de texto Sharpie Tank e o Pocket, que se diferenciam pelo diâmetro, sendo o último mais próximo de uma caneta esferográfica e como referência, o Tank cobre com apenas um traço uma linha de caderno. “Toda a linha Sharpie é certificada com o selo A&P, garantindo que os produtos não possuem componentes tóxicos em sua composição”, explica Eduardo.

24 horas sem ressecar

A Pilot lança os marcadores permanentes nas versões 400 (ponta chanfrada 4.5 mm e de acrílico) e 100 (ponta redonda 4.5mm e de acrílico).  Segundo a Pilot, a tinta foi desenvolvida para impedir a sua dispersão durante o uso, garantindo a vivacidade das cores (azul, preta e vermelha), além disso, pode permanecer destampada por 24 horas que não seca. Os produtos podem ser usados em papel, vidro, madeira, metal, papelão, plástico e acrílico.

Tintas aprimoradas

As principais evoluções nos marcadores, lembra o executivo da Molin, estão relacionadas aos formatos diferenciados e ao aprimoramento das tintas usadas para que as performances sejam as melhores. Em sua linha de marcadores de texto, a marca traz tintas superfluorescentes, resistentes à luz, que podem ser aplicadas em papéis comum e de fax. Já na categoria de marcadores para quadro branco são três modelos: os básicos que são descartáveis após o fim da tinta e que escrevem aproximadamente 400 metros; os recarregáveis com cartuchos que também escrevem aproximadamente 400 metros/por cartucho, e a terceira opção também de recarregáveis que escrevem 1.500 metros, oferecendo uma interessante relação custo-benefício. Em se tratando de marcadores permanentes há no formato caneta com uma única ponta fina, ou então, com duas pontas a fina e a média e os marcadores de calibre mais grosso com duas pontas: média redonda e a grossa chanfrada.

Maior durabilidade, opção retrátil e giz líquido

A Summit em sua mais nova linha de marcadores de texto TRIS Liqeo apresenta dois modelos: o redondo e o achatado. Ambos com tinta líquida, sem cartucho, visor para acompanhar o nível da tinta, que é alemã, com a resistente ponta japonesa e brilho acentuado. “Os marcadores TRIS Liqeo duram 2.5 vezes mais que marcadores tradicionais como o nosso TRIS Flash”, declara a especialista de marketing na Summit, Vanessa.
Em gel e com mecanismo retrátil, o marcador Gel Twist tem cor translúcida e a tinta, por ser em gel, não vaza para o outro lado da folha. Em sua linha Office, o superlançamento da Summit é o Pop Office, giz líquido que pode ser usado em qualquer superfície lisa, como: quadros brancos, vidros, espelhos e plásticos. Tem cores vibrantes e é de fácil limpeza, basta passar uma toalha de papel ou pano. “O acionamento também é bem simples. Basta agitar um pouco para a tinta sair”, explica Vanessa.

Produto patenteado e cores neon

Dentre as diferentes opções de marcadores apresentadas pela Tilibra na categoria de permanentes há duas opções com variação no formato das pontas. O modelo 100, disponível nas cores azul e preta, com ponta chanfrada de 4 mm. O modelo 800, um produto patenteado Tilibra, que vem com ponta dupla (1.2mm/0.6mm), três opções de cores (azul, preto e vermelho) e é indicado para escrita em itens como CDs/DVDs, metal, vidro, transparência, plástico e papel. Para utilização nos quadros brancos são oferecidas as opções Neon – Quartet e o 200. O primeiro modelo, nas cores rosa e amarelo em tons vivos e brilhantes e ponta arredondada de 4.5mm. Enquanto o marcador 200 tem a ponta arredondada de 3mm e é disponibilizado nas cores azul, preto e rosa. “Nossos itens se destacam por serem sinônimos de qualidade, design e durabilidade. São produtos resistentes e com ótimo desempenho”, declara o supervisor da Tilibra, Douglas.