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CATEGORIA DE PRODUTO – Cadernos escolares. Vem aí a coleção 2019
07/08/2018

Versões renovadas e contextualizadas com as atuais tendências, acabamentos aprimorados, recursos gráficos de alta qualidade, novos personagens…os cadernos escolares para a nova temporada vêm com muitas novidades e mesmo as linhas de combate estão mais requintadas, comprovando que se de um lado temos consumidores mais exigentes, de outro há uma indústria empenhada e comprometida em se superar e surpreender o mercado.
O conceito adotado pelo fabricante Cadersil é “A Evolução do Caderno” e recentemente a empresa adotou o slogan #MuitoMaisCaderno, buscando a excelência, de forma responsável e alinhada com as demandas do mercado. “O desenvolvimento das temáticas dos nossos cadernos e a aplicação de perfis de acabamento estão pautados nos mais diversos movimentos culturais e de mercado. Analisamos o universo da moda, dos games, do cinema, assim como as evoluções e novidades do setor gráfico. Por trabalharmos com linhas para os mais diversos públicos, as mudanças nunca são lineares, pois cada nicho possui suas particularidades. Procuramos ser precisos, mas ao mesmo tempo, ousados”, esclarece o Analista de Marketing da Cadersil, Laércio Barros da Silva Filho.
Renovação das linhas de sucesso como no caso da Rocker Girl e diversos lançamentos compõem a coleção 2019 da Cadersil. Na categoria premium tem as linhas Fashion Lifestyle e Power Machine, com acabamento diferenciado e versão para seis matérias; com efeito de laminação holográfica há a linha Style Girl. Algumas coleções da Cadersil entram na categoria de papelaria de boutique e trazem detalhes sofisticados como capas com laminação fosca e aplicação de hotstamping e arames coloridos como é o caso das linhas Sweet Garden e Daily Inspiration, esta última com frases inspiradoras, cores sólidas e miolo com pautas na cor preta.
O miolo na cor preta se repete na linha Natureza em Nuances, que virá com arame na cor cereja metalizado e a capa e contracapa em laminação fosca. Há novidades também para o universo Geek, além da já citada Power Machine, tem a linha Isometric com quatro opções de capas que quando posicionadas de forma específica formam uma única imagem.

Cadernos argolados

Com o objetivo de tornar os cadernos argolados um produto mais acessível, a DAC produz uma grande variedade deles. Mais de 80% dos modelos são produzidos em papel, tendo acabamento em verniz localizado e/ou hot stamping. Além disso, tem as versões desenvolvidas em PVC como a coleção DAC Milky, em PVC All Clear e a DAC Basic em PVC Cristal.
Para a temporada 2019, a marca traz os cadernos argolados das propriedades: Disney Princesa, Avengers, Spider Man, Super Mario, Bubu e as Corujinhas, Mônica Toy, Playstation e God of War. Tem também a linha Love com estampas de Unicórnio; na linha Lume as temáticas são a Europa e América, além da versão masculina que segue os estilos rock e camuflado. Estampas consideradas as queridinhas do momento como lhama, flamingo, sereia e summer também estão presentes na coleção Trendy. “Nossa perspectiva é repetir o bom desempenho da última temporada já que o mercado vem apresentando melhorias. Para o varejo, disponibilizamos caixa display organizadora que auxilia na exposição e de quebra contribui com o visual da loja. Também serão oferecidos materiais das franquias que estão sendo licenciadas, uma ferramenta a mais para despertar o desejo de compra do consumidor”, afirma Claudinéia Prado, do Marketing da DAC.

De olho no consumidor

A partir do seu departamento de pesquisa e informação, chamado de Jandaia Lab, que estuda o comportamento do consumidor, o fabricante Jandaia consegue identificar os estímulos certos para cada público-alvo e desta forma desenvolve os cadernos com cores, estilos e marcas adequadas a cada grupo, oferecendo uma coleção assertiva.
O Gerente de Marketing da Jandaia, Fabrício Pardo, lembra que atualmente o consumidor está mais criterioso na execução da compra, dando a mesma importância para a razão e a emoção no momento da escolha. Especialmente no quesito cadernos, Pardo, faz as seguintes observações durante o processo de compra. “Ao entrar na loja o consumidor procura pela categoria de produtos que deseja e identifica aquele que mais chama a atenção pelo aspecto visual como design, marca e processos gráficos. Já em contato com o caderno, observa os aspectos externos e internos para ver se o satisfaz e o encanta. Se o produto atinge ou ultrapassa a expectativa do consumidor, ele analisa o preço para ver se está dentro do valor que está disposto a pagar, compara com similares e decide a compra. Tudo isso acontece em uma fração de segundo e num ambiente em que se é alvo de muitos estímulos. Ou seja, o consumidor é atraído em primeiro lugar, pela capa do caderno com a marca que ele gosta, mas está também preocupado com o preço que está disposto a pagar. Com isso, adequamos nossa coleção para oferecer o estímulo certo para cada público-alvo, levando em consideração todos esses fatores que vão além das capas. Em síntese, nosso consumidor quer algo exclusivo, que represente o seu life style, desejando também praticidade que o ajude no dia a dia”, explica.
A cada ano a Jandaia desenvolve uma campanha que apresenta o seu conceito de trabalho e da coleção. Este ano a temática será: “Virou Jandaia, Virou desejo, Virou sucesso”, mostrando como transformar um produto básico em desejo para o consumidor. “Para isso investimos em maquinários de ponta, no treinamento dos funcionários e na equipe de vendas, em um novo Centro de Distribuição e estaremos com um importante trabalho nos pontos de venda, auxiliando os nossos clientes a venderem para o consumidor final e que este se encante por nossos produtos”, ressalta Pardo.

A coleção 2019 da Jandaia terá a linha Harry Potter e Animais Fantásticos, pegando carona no filme que está previsto para novembro de 2018. Os personagens também virão com traços mais infantis para a linha de brochuras. Outro destaque é a propriedade Acquaman, que chegará às telas de cinema em dezembro de 2018. Para as meninas que adoram uma princesa tem Nella que ama o brilho da realeza e o glamour que a sua coroa traz; fãs de Detona Ralph contarão com a linha Wifi Halph, inspirada no filme de animação que a Walt Disney Animations Studios trará em janeiro de 2019. Os apaixonados por esportes se identificarão com a coleção NFL – A National Football League – a liga esportiva profissional de futebol americano dos Estados Unidos. A marca que trabalha com os pilares da ciência, aventura e exploração, a National Geographic, também virá na coleção 2019 da Jandaia, que na categoria de licenciados trará ainda as linhas Looney Tunes e It: A Coisa, o filme de terror sobrenatural que contará com uma nova sequência em 2019.
A Jandaia ainda trabalha com uma ampla coleção de marcas próprias e para 2019 as apostas são: Fluffy, os bichinhos, com aspecto de pelúcia propositalmente modificados em seus gêneros como gatinhos alados a pandicórnios. Uma das novas sensações que entrou para a Super Hot Trends Mundial, a lhama, também chegou no mix, mas sem abrir mão dos unicórnios que continuam em alta e servem de inspiração para a linha Uny. Uma das principais tendências da próxima temporada chamada de Tropical Fever, em que se destacam frutas e sorvetes, misturadas a frases divertidas e muitas cores se faz presente por meio da coleção Yummy. Tem ainda a linha Nina, colorida e cheia de expressões, para agradar as garotas.
A força das licenças

As licenças continuam prevalecendo no portfólio de cadernos da Tilibra. “Quando uma marca é muito forte em um segmento como o de animação, games, brinquedos e moda, certamente ela contribuirá, e muito, para a divulgação de uma coleção. O nosso desafio é selecionar o que há de melhor neste mercado, que possui uma ampla oferta. Para nós, o licenciamento representa uma grande parte do nosso negócio”, afirma a Gerente de Marketing da Tilibra, Karina Marchini.
Do cinema vem as seguintes apostas: Ant Man and the Wasp (Homem-Formiga e a Vespa); Avengers Infinity War é o nome do filme da Marvel em que os Vingadores se unem com os Guardiões da Galáxia para combater o inimigo Thanos; Chucky o protagonista da famosa saga “Brinquedo Assassino” também estampará as capas de cadernos da Tilibra, além do Como Treinar o seu Dragão que terá o seu terceiro filme em janeiro de 2019; Transformers e Pooh Movie que estreia seu filme live-action em agosto de 2018. Da TV e da Netflix vem as coleções: As Aventuras de Poliana, nova novela infantil do SBT; a série animada, Bubu e as Corujinhas; La Casa de Papel a série de grande sucesso; a também série Rick and Morty, que reúne comédia e ficção científica; Stranger Things a série de ficção científica que se passa na década de 1980 e Zak Storm que retrata as aventuras do jovem Zak, um garoto aventureiro. E as novidades na coleção 2019 da Tilibra continuam: tem a ícone teen, Maisa Silva, que faz sucesso na TV e no YouTube; Brasil e Japão estão agora mais próximos com duas de suas amadas personagens juntas, Mônica e Hello Kitty; além do clássico personagem dos quadrinhos, Popeye. E claro que o universo dos games não poderia ficar de fora. Tem Mortal Kombat X – a décima edição da franquia de jogos de luta e Street Fighter – a famosa série de jogos da Capcom. Na sua linha de marcas próprias, a Tilibra desenvolveu coleções como a Aloha inspirada nas grandes tendências do mundo da moda e que destaca os flamingos; Hello! que reforça uma das principais apostas do momento, as lhamas; Wonder, a nova marca da Tilibra, trazendo a beleza, o mistério e os elementos característicos das sereias; Magic com os elementos do universo místico como luas e estrelas; Soho inspirada na leveza dos tons pasteis e nas modernas estampas com poás e listras, dentre tantas outras coleções.
“Além das licenças e das novas temáticas em nossas linhas próprias, destacamos na coleção 2019 atributos de capa como o foil holográfico, o glitter e o verniz; bolsa portfólio/ bolsa plástica para ajudar na organização; cartela de adesivos decorados e funcionais que também auxiliam na organização dos cadernos e permitem personalizá-los. E atentos às novas demandas trazemos sempre novidades. Há alguns anos percebemos, por exemplo, um movimento em busca de produtos mais compactos e lançamos o caderno colegial, um formato menor do que o tradicional universitário”, exemplifica Karina.

Os moderninhos

O material plástico Poliux, resistente e reciclável é utilizado pela empresa Confetti para produzir os seus cadernos. “Todo ano lançamos cores novas, sendo que duas delas estão na coleção 2019 da Mineral Pink: o bronze e o rosa millenium. Sobre estas novas chapas, imprimimos as estampas mármore e cacos, resultando em uma coleção moderna e atual.  A coleção coordena cadernos, pastas e planners. O elástico na cor vinho leva um charme a mais à linha”, conta a Diretora da Confetti, Silvia Rettmann.
Coleções clássicas no portfólio da Confetti como a P&B e a Splash chegam repaginadas. Na primeira as bolinhas dão lugar ao xadrez, enquanto que na segunda as coes neon dão lugar a uma impressão degradé. “O consumidor da Confetti é muito fiel à nossa marca porque sabe que estamos sempre pesquisando e trazendo lançamentos alinhados às tendências. Além do design moderno, fidelizamos pela qualidade que é percebida. Cuidamos de detalhes como por exemplo, trabalhar com uma espiral mais grossa e resistente (1,5mm). Também providenciamos, sempre que necessário, mudanças no miolo, atualizando espessura da pauta, distâncias dos picotes, entre outros detalhes que são sutis, mas que fazem a diferença”, pontua Silvia.
Neste ano a Confetti também lançará cadernos voltados para o mercado corporativo, com miolo pólen 80gr, opção de páginas pautadas ou com espaço para anotar compromissos, rotinas e planejamentos. Estes cadernos terão capas rígidas, formatos padrões e A4 após picote.

Além de uma capa bonita

Com cadernos para todas as idades e preferências, a empresa São Domingos segue atenta às novas tendências do mercado. Trabalhando com acabamentos diferenciados, trazendo importantes licenças e desenvolvendo suas próprias marcas, a empresa investe em novos conceitos como pode ser verificado na linha Detalhes, um produto diferenciado no formato e design, gramatura maior no miolo e com inspiração nos planners. “Os consumidores de cadernos estão cada vez mais exigentes e sedentos por inovações”, lembra o Analista de Marketing da São Domingos, Hugo Do Nascimento Sotana.

As grandes apostas nas linhas licenciadas são Duck Tales – Tio Patinhas e seus sobrinhos-netos Huguinho, Luizinho, Zezinho, o capitão Boing e a patinha Patrícia – e Stitch (Disney), Badtz-Maru, Keroppi, Little Twin Stars e My Melody (Sanrio), Larva (Tuban), Winx Club (Rainbow), Spookiz (True Motion), Dark Soul (Namco), Supernatural e Jogador nº 1 (Warner Bros), além das já consagradas coleções The Walking Dead (AMC), Alvin (Gloob), Turma da Mônica e tantas outras. “No quesito inovação lançamos a Realidade Aumentada em três coleções, permitindo a interação com os personagens da capa. Além disso, inserimos no interior dos cadernos a linguagem dos sinais, sendo este um grande diferencial inclusivo”, exemplifica Hugo, comprovando que a indústria caderneira no quesito inovação é um experiente mestre!